top of page
Buscar
  • Foto do escritorPaulo de Oxalá

Xô casca de coco! Vovó; ganhou Praça limpa!


Diz um antigo ponto cantado de Umbanda que; ‘Vovó não quer casca de coco no terreiro, casca de coco faz lembrar do tempo do cativeiro!’


Este ponto retrata que os Pretos Velhos são entidades de luz, que prezam a limpeza astral. E limpeza e revitalização foi o que aconteceu com a Praça dos Pretos Velhos em Inhoaíba, bairro localizado na zona oeste do Rio de Janeiro.


O trabalho que foi realizado pela Secretaria Municipal de Conservação a pedido do vereador Átila A. Nunes e do deputado Átila Nunes, envolveu limpeza e pintura dos monumentos e seus arredores. O calçamento da praça também recebeu cuidados com nivelamento das pedras portuguesas.


O local que abriga as esculturas de Tia Maria, representando o culto aos Pretos-Velhos, e Paizinho Quincas, um ex-escravizado muito popular na região da então Fazenda Inhoaíba, foi criado pelo escultor Miguel Antônio Pastor e Inaugurado em 13 de maio de 1958, pelo prefeito Negrão de Lima. O monumento, foi o primeiro implantado no Brasil em espaço público, em reconhecimento a religiosidade afro-brasileira.


Ponto de importantes de encontros e homenagens as religiões afro-brasileiras, e por sediar uma das mais bonitas festas de Pretos Velhos do Brasil, a Praça revitalizada é motivo de comemoração, como diz o vereador umbandista Átila Alexandre:

“Preservar monumentos como a Praça dos Pretos Velhos é valorizar a cultura e a memória de quem ajudou a escrever a nossa história. A figura das entidades homenageadas na Praça é muito importante para as religiões afro-brasileiras. Simbolizam a fé inabalável, que muito se faz necessária no momento em que estamos vivendo’’.


Outra que comemorou os cuidados com a praça foi a Babá Emília de Omolu, com 68 anos de Umbanda:

“É uma iniciativa muito importante, pois preserva um monumento que representa os nossos Pretos Velhos, que são símbolos máximos de amor ao próximo. O parabéns é para todos nós que ganhamos a conservação, do que; como diz nossos Pretos velhos: deste ‘formoso’, espaço”.


Adorei as Almas! Salve os Pretos Velhos!

47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp-icon.png
bottom of page