top of page
Buscar
  • Foto do escritorPaulo de Oxalá

Vó Cici, uma referência em Pierre Verger, está no documentário: ‘Ọbàtálá


Nascida no Rio de janeiro, em 1939, Nancy de Souza, ou Vó Cici como é conhecida, foi criada em uma família que lhe deu condições de estudar e falar ainda menina; russo, italiano, francês e espanhol.


Seu primeiro contato com a obra de Pierre Verger foi através do livro Dieux d'Afrique. A partir daí, passou a acompanhar a trajetória de Verger, até que o conheceu pessoalmente no Terreiro Ile Axé Atara Magba, situado na Baixada Fluminense, da saudosa Ìyálórìṣà Omindarewá, também conhecida como a francesa Gisèle Cossard.

O tempo passou, e Vó Cici foi para Salvador, e no final dos anos 80, começo a trabalhar com Pierre Verger. Muito generoso, Verger lhe ensinou muito sobre suas experiências adquiridas na África.


Em 1988 Pierre Verger criou a ‘Fundação Pierre Verger’ com o propósito de preservar um grande acervo que reuni décadas de viagens e pesquisas. São dezenas de artigos, livros, 62 mil negativos fotográficos, gravações sonoras, filmes em película e vídeo, além de uma coleção preciosa de documentos, fichas, correspondências, manuscritos e objetos.


Pierre Verger faleceu em 1996, Vó Cici se tornou referência em cultura afro religiosa, e luta em prol da preservação do trabalho de Verger, através da Fundação Pierre Verger.


Vó Cici é uma das convidadas no documentário ‘Ọbàtálá, o Pai da Criação’, que a Globo News exibe hoje, às 6h e às 23h. No programa, Vó Cici conta uma história de Oxóssi na música Odekomorode.


Ọbàtálá wá gbẹ́ o! (Que Obatalá abençoe a todos nós!)


Axé!





16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp-icon.png
bottom of page