top of page
Buscar
Foto do escritorPaulo de Oxalá

Vòɗʊ́ɲɠǎɲ Kelly de Ọya e a Venerável Confraria Oloyá's


Foto: arte Troféu Àkàrà L’Ọya / Vòɗʊ́ɲɠǎɲ Kelly de Ọya / Confraria Oloyá's - divulgação


 

Museu Histórico Nacional no Rio de Janeiro sediará o Troféu Àkàrà L’Ọya

 

 

Carioca da Penha, Kelly Antunes tinha cinco anos quando sua avó carnal, a Ɗǒɲé Marlene de Ọ̀ṣun, a levou a um Terreiro de Candomblé. Como criança, tremia nas bases, tinha receio de tudo. Ela lembra de um rapaz chamado Sérgio, que quando ele incorporava Yánsàn, ela chorava muito. Até que um dia, Yánsàn a pegou no colo. A partir dali, Kelly nunca mais chorou ao ver incorporações.

 

Como sua avó Marlene de Ọ̀ṣun já tinha obrigações e casa aberta, em 2004, Kelly foi iniciada por ela para o Òrìṣà Ọya (Orixá Oyá). Sua avó era filha da Mejitó Helena Ɗaɲ do Àṣẹ Jeje Ƙƥòɖàɠɓá.

 

Os anos se passaram e com o falecimento de sua avó carnal, Kelly ficou aos cuidados religiosos da Mejitó Helena de Ɗaɲ. Depois de suas obrigações, Kelly herdou o Terreiro de sua avó, o Àṣẹ Xwé Rẹ́wà S'Ojú L'Ọ̀ṣun localizado no Bairro de Bangu, RJ.

 

Ao assumir o Terreiro, Kelly recebeu o título de Vòɗʊ́ɲɠǎɲ Kelly de Ọya. Mãe Kelly é totalmente dedicada ao sagrado e participa de palestras e workshops voltados para a religião.

 

No dia 13 de junho de 2019, ela fundou a confraria Oloyá's, que tem o objetivo de unir os filhos de Oyá na fé e amor.

 

Atualmente, a confraria Oloyá's possui mais de 15 mil membros espalhados pelo Brasil e no exterior. A entidade tem como símbolos sagrados: um manto vermelho, um fio de contas na cor terracota e uma coruja esculpida à mão.  

 

A confraria promove encontros anuais em grandes ambientes, como clubes e teatros, onde louvam o Orixá Oyá. Além de muitas apresentações atribuídas a Oyá, os encontros contêm expositores de variados produtos e palestrantes sobre assuntos ligados às religiões de matriz africana.

 

O primeiro grande evento da Confraria em louvor a Oyá aconteceu em 2021, no Rio de Janeiro. Depois, aconteceram apresentações em São Paulo, no Museu da Justiça e no teatro Clara Nunes.

 

Como bons filhos de Oyá, que estão sempre em movimento, toda a Confraria e Mãe kelly estão focados na organização do Troféu Àkàrà L’Ọya, que acontecerá no Museu Histórico Nacional, no centro do Rio de Janeiro, no dia 05 de julho.

 

Mãe Kelly enfatiza que o troféu Àkàrà L’Ọya é uma premiação que tem o propósito de reconhecer e homenagear aqueles que se destacam por suas contribuições sociais, religiosas e culturais.

 

“O Troféu Àkàrà L’Ọya é um símbolo de reconhecimento, um tributo ao trabalho árduo, à dedicação e ao compromisso de pessoas que, com suas ações e esforços, ajudam a preservar, promover e enriquecer nossa herança cultural e espiritual. A premiação homenageia sacerdotes, sacerdotisas, escritores, artistas, músicos, atores e outras personalidades que contribuem para o fortalecimento da nossa fé e desempenham um papel crucial na luta contra o preconceito e na promoção da tolerância religiosa”.

 


Ìgbàgbọ́ ni ìdánílójú ìṣẹ́gun! (A fé é a certeza da vitória!)

Axé!

 


Serviço:


Sexta-feira, 5 de julho, Troféu Àkàrà L’Ọya no Museu Histórico Nacional no Rio de Janeiro, às 13h. Endereço: Praça Mal. Âncora, s/n - Centro / RJ.

7 visualizações0 comentário

Comments


WhatsApp-icon.png
bottom of page