Viva o ‘Dia Internacional das Mulheres na Ciência’

Hoje, sábado, dia dedicado às Yabás (Orixás femininos), quero exaltar a força das mulheres no conhecimento em prol do coletivo, pois nessa data, 11 de fevereiro, é comemorado o ‘Dia Internacional das Mulheres na Ciência’.
Nada mais que justíssimo reconhecer a força e a capacidade das mulheres num campo, até então exclusivo dos homens, que elas conquistaram de forma correta e respeitável. Um dos destaques é a matemática e astrônoma polonesa Maria Skłodowska-Curie que foi a primeira pessoa a ganhar dois prêmios Nobel em diferentes campos. Não há como não salientar também a importância da bióloga molecular Rosalind Franklin, cuja descoberta foi fundamental para a compreensão da estrutura do DNA e da teoria da dupla hélice.
Aqui, no Brasil, durante a pandemia da covid 19, a doutora e pesquisadora da Fiocruz Margareth Dalcolmo atuou de forma enérgica no intuito de orientar e esclarecer a população sobre os riscos da terrível doença.
Vamos bater pawọ́ (palmas), homenagear e realçar nesse dia a contribuição das mulheres para o avanço da ciência. Essas cientistas são inspiração para muitas outras mulheres que desejam, através da profissão, colaborar com o bem-estar da humanidade.
Kíkí agbára àwọn obìnrin imọ̀-ìjìnlẹ̀!
(Salve a força das mulheres na ciência!)
Axé!
Comments