Um Domingão só para Yemanjá

Foto: Yemanjá abençoando a todos – IA com aquarela de Pai Paulo de Oxalá
Hoje tem festa no Arpoador e na Barra da Tijuca
Hoje, 2 de fevereiro, além de ser domingo, dia de lazer e alegria, também é o dia de festejarmos Yemanjá, a Soberana das Águas. Sua presença é sentida nas ondas que abraçam a terra e refrescam os dias quentes, convidando-nos à reflexão e ao renascimento.
Yemọja, também chamada de Yemanjá, é a mãe amorosa que acolhe e protege seus filhos. Seu nome significa "Mãe dos Filhos Peixes", e é por isso que sua força está ligada à abundância, à fertilidade e ao sustento. Para aqueles que buscam seu amparo, Yemanjá é fonte de acolhimento, paz e direção.
Neste dia especial, devotos e admiradores de Yemanjá levam flores e oferendas ao mar em gratidão.
O que podemos pedir a Yemanjá?
Proteção e acolhimento, pois Yemanjá é a grande mãe que guarda seus filhos dos males do mundo, trazendo conforto nos momentos difíceis.
A harmonia familiar também está sob os cuidados de Yemanjá, que traz equilíbrio para todos. Ela ajuda na restauração dos laços e na promoção da paz nos lares.
Yemanjá também pode nos proporcionar prosperidade e fartura. Sua energia de abundância está ligada ao progresso, garantindo que nunca falte o necessário para viver.
O axé das águas de Yemanjá pode nos ajudar na abertura de caminhos. Como a água que segue seu curso, ela auxilia na remoção de obstáculos, ajudando na fluidez da vida.
Podemos pedir também a Yemanjá amor e compaixão. A Grande Mãe nos ensina o amor incondicional, trazendo suavidade e compreensão para os relacionamentos.
Seus elementos sagrados são as conchas marinhas, o leque em forma de peixe e as cores azul-claro, branco e prateado, que representam sua energia serena e profunda. Seu dia de culto é o sábado, e sua principal oferenda é o peixe cozido com milho branco, simbolizando fartura e gratidão.
Que possamos nos conectar com a força de Yemanjá não apenas neste dia 2 de fevereiro, mas sempre que precisarmos de sua sabedoria e acolhimento.
E hoje, o mar está em festa, pois as celebrações da Grande Rainha rolam desde cedo, como o evento promovido pelo produtor cultural Ofarerê Israel Evangelista: o Festival Yemọja Celebrando a Cultura Afro-Brasileira, na Praia dos Amores, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O evento começa às 10h e vai até às 20h.
“O Festival Yemọja é um evento cultural-religioso que celebra a força de Yemanjá e a memória ancestral dos povos afrodescendentes. O evento tem uma grande programação, com variadas apresentações artísticas. Convidamos todos para festejar Yemanjá e apreciar os artistas da cultura afro-brasileira.” Avalia Israel.
Programação:
10h: Feira Negríndia - Concentração dos balaios e pedidos para Yemanjá
11h: Apresentação do Ponto de Cultura Ofarere "A Bahia é Aqui"
12h: Homenagens especiais
50 anos de sacerdócio de Ìyá Francis de Yemanjá
70 anos do Ogan Repórter Fotográfico Zezinho Andrade
14h: Xirê a Yemanjá
15h: Cortejo dos balaios
Outro grande evento é a "Festa Cortejo de Yemanjá da Praia do Arpoador", que também acontece hoje, domingo, 2 de fevereiro, com concentração a partir das 8h na estátua de Tom Jobim, na Praia do Arpoador.
Programação:
9h - Saída do cortejo com oferendas biodegradáveis, liderado por Ogan Bángbàlà, Ogan Cotoquinho, Pai Dário e Ilê Axé Onixẽgun, Mãe Maria da Paz do Jongo do Quilombo São José, acompanhados de Marcos André.
9h30 – Presentes para Yemanjá na Pedra do Arpoador.
10h - Roda de Candomblé com Ogan Bángbàlà, Pai Dário, grupo Orin Dudu e lideranças religiosas.
15h – Pontos de Umbanda, Roda de Afoxé e Roda do Jongo Vale do Café e Companhia de Araunda.
17h – Oferendas de flores dos surfistas, e Giras de Umbanda com 10 Terreiros até ás 21h.
17h às 18h:30 DJ Bieta.
18h:30 – Pontos de Umbanda com Tião Casemiro.
19h – Show Samba Jongo com Nina Rosa, Mingo Silva e Marcos André.
20h:45 – Show com Samba de Caboclo, com a participação especial do Pretinho da Serrinha.
22h – Encerramento.
Participarão da celebração casas de Candomblé e de Umbanda centenárias, além de mais de 300 artistas de Jongo, Samba e Afoxé, que estarão reunidos convidando o povo para dançar, cantar e agradecer o axé da Grande Mãe!
A direção do evento pede que todos cheguem cedo, estejam de branco e levem flores e oferendas biodegradáveis.
Então, vamos todos festejar a Grande Àyaba!
Odò Ìyá! Salve Yemanjá!
Axé para todos!
Comments