top of page
Buscar
Foto do escritorPaulo de Oxalá

Troféu Àkàrà L’Ọya promove uma tarde bem Yánsàn


Foto: Troféu Àkàrà L’Ọya no Museu Histórico Nacional-RJ – Pai Paulo de Oxalá





Vòɗʊ́ɲɠǎɲ Kelly de Ọya e a Venerável Confraria Oloyá's fazem evento memorável

 

 

Em uma sexta com a paz de Òṣàlá (Oxalá), Yánsàn (Yansã) reinou no Museu Histórico Nacional no Rio de Janeiro, em um fabuloso evento comandado pela Vòɗʊ́ɲɠǎɲ Kelly de Ọya e pela Venerável Confraria Oloyá's.

 

A cerimônia foi aberta no auditório do Museu, com uma apresentação em louvor a Èṣù (Exu) que encantou a todos, seguindo com a presença estilizada de Yánsàn e Ṣàngó (Xangô), que fez o público aplaudir e participar em ocasiões, louvando os Orixás com as suas respectivas saudações: Èpàà heyi (Yansã), e Kawòó Kábíyèsi (Xangô)!

 

A seguir ouve a premiação a sacerdotes, sacerdotisas e personalidades que contribuem para o fortalecimento da nossa fé, e que desempenham trabalhos que ajudam na luta contra o preconceito, racismo e intolerância religiosa.


Fazendo parte da imensa lista de laureados estavam: Mãe Mirian de Ọya, Pai Nando de Òṣàgiyán, Vereador Átila Alexandre, Pai Márcio de Jàgún, Mãe Alba de Yánsàn, Etemí Flávia de Ọ̀ṣun (Oxum), Bàbáláwo Kelvin Okana Roso, Mãe Manu de Oxum, Pai Rodrigo de Òṣàgiyán, Pai Yangô de Ọbalúwáiyé, Bàbálórìṣà Marcelo Fritz de Òṣàgiyán, Mãe Helena de Dan, Mãe Janaina de Ọ̀sányìn, Pai Leonardo Mattos de Xangô,  Bàbáláwo Ivanir dos Santos, Pai Gundunci,  Ayagàn Analys, Pai Claudio de Ọ̀ṣọ́ọ̀sí, Ìyá Jake de Dan e Bàbálórìṣà Batatinha de Oxum.

 

 A solenidade do troféu foi encerrada com uma maravilhosa roda de cânticos e danças para Yansã, no espaçoso pátio do Museu Histórico Nacional, proporcionando a todos um final de tarde bem animado ao estilo de Yansã, Orixá dos ventos e tempestades, que também é tida com a ‘mãe da tarde’, e conhecida por sua energia alegre e vibrante.

 

 

 

Certamente o evento entra para a história, em levar o povo de axé num lugar onde são guardadas as memórias do nosso país, pois reconhecer um trabalho, é valorizar o esforço, a dedicação e o tempo consumido por ele. Destacando ainda, a importância desse trabalho para a sociedade. E esse reconhecimento foi um marco com todos no Troféu Àkàrà L’Ọya.

 

 

Eu Bàbálórìṣà Paulo de Oxalá, quero agradecer a Mãe Kelly de Ọya e a Confraria das Oloyá's, pela premiação que ressalta o trabalho que desenvolvo a anos nos meios de comunicação, em prol das religiões de matriz africana.


Foto: Troféu Àkàrà L’Ọya no Museu Histórico Nacional-RJ – Pai Paulo de Oxalá

 

Axé!

 

17 visualizações0 comentário

Commentaires


WhatsApp-icon.png
bottom of page