Teatro João Caetano recepciona Oxóssi, O Guardião é Popular
Oxóssi é o caçador guardião das florestas que se tornou rei da cidade de Kétu, quando matou o pássaro do mal das Ajẹ (as feiticeiras) com uma única flecha e foi aclamado como Ọ̀ṣọòkanṣoṣo (atirador de uma única flecha).
Até então, ninguém tinha derrotado as Ajẹ, por isso além da honraria em Kétu, Oxóssi também passou a ser considerado o protetor dos caçadores.
E é Inspirado nesse mito yorubá que acontece hoje, no Teatro João Caetano, o espetáculo ‘Oxóssi - O Guardião é Popular’, encenado pelo grupo artístico Tambor de Cumba, com direção de Aninha Catão.
Produzido tanto para o público infantil quanto para o adulto, o espetáculo conta a história do Orixá de forma lúdica e destaca a importância das tradições afro na formação na identidade do povo brasileiro.
“Oxóssi - O Guardião é Popular’ é um espetáculo infantil de dança afro e conta sobre um mito tradicional da sociedade yorubá na qual justamente o povo pertencente vem para o Brasil na condição de escravizado e origina uma das religiosidades do negro em nosso país, que é o Candomblé. Dessa forma herdamos o culto dos Orixás. Nós sentimos a necessidade de trazer de forma lúdica, mas ao mesmo tempo didática, o conhecimento sobre uma cultura específica de um povo do qual muitos de nós descendemos e de abordar essa história no formato de contação para crianças - o que é algo inédito aqui no Rio. Para a apresentação nós tiramos o Orixá Oxóssi de um papel estritamente religioso, uma vez que estamos falando de ancestrais divinizados e o transformamos em um personagem infantil que pode ser visto como um herói. Os cantos tradicionais e a dança são elaborados para explicarmos e contextualizarmos essa história. Apesar do espetáculo ser pensado para o público infantil, ele foi construído para toda a família com o objetivo de tirar a cultura negra de um papel marginalizado e, consequentemente, combater o racismo desconstruindo a demonização que foi imposta socialmente aos Orixás, às religiosidades e cultura de matriz africana - essa é a importância deste projeto”. Afirma Aninha Catão.
Kíkí Ọ̀ṣọ́ọ̀sí Ọdẹ Ńlá! (Salve Oxóssi o Grande Caçador!)
Axé!
Serviço:
Espetáculo ‘Oxóssi – O Guardião é Popular’, hoje, sábado, 26 de novembro, às 18h, no Teatro João Caetano. Praça Tiradentes, s/n, Centro/RJ. Classificação: livre.
Ficha técnica
Direção Artística: Aninha Catão
Coreografia: Aninha Catão
Contação de História: André Alade
Bailarinos: Aninha Catão, Ariane Mendonça, Kauê Itabacema, Layza Soares, Rayanne Monteiro, Matheus Mello, Marcos Cotta, Maurício de Sousa
Músicos: André Alade, Alexandre Munrha, João da Serrinha e Marcelo Monteiro
Canto: Nina Rosa
Preparadora de Elenco: Aninha Catão
Produção Executiva: Aninha Catão
Assistente de Produção: Chris Mendonça e Joyce Lima
Maquiagem: Rayanne Monteiro
Assessoria de Imprensa: Joyce Nascimento
Som e Iluminação: Rodrigo Martins
Fotos de divulgação: Márcio Nobre
Comments