Superando a ansiedade com a força da fé
Em primeiro lugar, eu gostaria de dizer que em nenhum momento, eu recomendo que ninguém se afaste da orientação de um médico ou especialista.
O que eu ressalto aqui, é que um distúrbio espiritual, pode potencializar uma doença material, e que em conjunto; o espiritual ajuda o material.
Então, me perguntam sempre: Pai Paulo, o que é ansiedade espiritual e como identificá-la?
A ansiedade espiritual, é uma das formas dos desequilíbrios do orí (cabeça). Diferente da ansiedade patológica em que o medo e a insegurança norteiam a pessoa.
Na ansiedade espiritual, a falta de fé se apodera da pessoa de uma forma, em que todas as oferendas, banhos e todas obrigações litúrgicas são questionadas pela cabeça da pessoa. Ou seja, esse desequilíbrio interfere na comunicação da pessoa com os Orixás.
Como identificá-la?
Primeiro uma grande agitação. A pessoa não descansa, não dorme, em alguns casos sente a presença de éguns (espíritos negativos). Aí elas passam a ouvir vozes, enxergar vultos.
Quais os Orixás que podem nos auxiliar nesse momento?
Oxalá e Yemanjá.
Oxalá por ser o criador dos seres humanos, e o modelador de todos os orís. E Yemanjá a grande mãe, benevolente, chamada de Ìyá Orí (mãe da cabeça).
O domínio maior desses Orixás é água, e eles são diretamente ligados aos orís de todos, portanto é a eles que devemos recorrer. A energia que buscamos nesse momento, é das águas calmas, daquelas que nos trazem tranquilidade.
E como nós podemos pedir ajuda a Oxalá e a Yemanjá?
Aqui estão alguns procedimentos espirituais, que podem ajudar a equilibrar o orí, e portanto amenizar a ansiedade.
Banho:
Um banho macerado, de uma rosa branca com alecrim do campo da cabeça aos pés, é um ótimo calmante e equilibrador de ori.
Roupa:
Logo após o banho coloque roupa branca ou clara e podem fazer essa reza para Oxalá, que eu vou passar agora para vocês e que está no meu livro Dicas de Um Pai de Santo.
Esta reza, além de acalmar, ela também ajuda nos momentos de tensão, momentos de prova (concursos) e de tomada de decisão.
Oração a Oxalá:
“Oxalá, senhor da paz e vida, eu te peço luz e tranquilidade para o meu dia a dia. Oxalá, meu pai, cobre-me com teu manto sagrado, e afasta toda maldade de minha vida. Senhor do branco, permita
que as pessoas sintam a tua presença em minha vida, despertando nelas a benevolência e o amor.”
Èxeu Bàbá! Epá Bàbá! Salve Oxalá!
Como eu disse, é Oxalá e Yemanjá são Orixás que que cuidam da cabeça, eles pertencem ao elemento água, portanto evitem nesse momento o contato com Orixás quentes ou do fogo, como por exemplo: Exu, Xangô e Yansã. Porque Pai Paulo?
Porque o elemento fogo, é para o ara (corpo), e o fogo agita. Já o orí é ligado ao elemento água, e o que nós estamos buscando é a paz, e o equilíbrio. Enfatizando: roupa branca ou clara, nunca preta ou vermelha.
Uma outra pergunta: como proteger os animais da sua ansiedade?
Proteção:
Peguem uma rosa branca, e passem da cabeça até o rabo do bichinho, e peçam proteção a Oxalá o grande Orixá da paz. Depois, despachem essa rosa debaixo de uma árvore bonita.
Pois é, então vimos como nós podemos através da força da fé ajudar a controlar a ansiedade.
E como os Orixás que nos ajudam nesse momento é Oxalá e Yemanjá, eu vou passar para vocês uma frase motivacional, relacionada a esses Orixás.
Frase:
Equilibrado estou, minha cabeça equilibrada está, com o poder de Oxalá, e com a graça de Yemanjá!
Saibam mais no vídeo:
Axé!
Comments