Semana do caçador Ọ̀ṣọ́ọ̀sí e da celebração à Corpus Christi
Foto: Ọ̀ṣọ́ọ̀sí e Corpus Christi - Pai Paulo de Oxalá
Orixá é o provedor da alimentação no mundo
A coincidente realização da festa de Ọ̀ṣọ́ọ̀sí (Oxóssi) no dia de Corpus Christi, se dá ao fato dos antigos sacerdotes africanos que vieram para o Brasil, terem dedicado a quinta-feira ao Òrìṣà (Orixá) caçador. E tanto a festa de Oxóssi e a de Corpus Christi entre maio e junho de todos os anos, são realizadas em uma quinta-feira.
Vale lembrar que a semana yorubá é composta por apenas quatro dias, e segue a tradição religiosa do culto a Ọ̀rúnmìlà, onde os quatro dias são embasados nos princípios doutrinais dos sacerdotes que são autorizados a utilizar o oráculo Ifá, como no caso àwọn Bàbáláwo (os Babalawôs).
A celebração de Corpus Christi ou Corpo de Cristo que é simbolizado pelo pão e pelo vinho, que nessa cerimônia são considerados como alimentos sagrados que fortalecem o corpo e a alma.
Já Oxóssi o Orixá senhor das matas e o grande caçador e provedor da alimentação no mundo é considerado o patrono do Candomblé Kétu.
O culto a Oxóssi foi praticamente extinto em Kétu, que era uma cidade ladeada por uma região muito cobiçada pelo povo fon (jejes), que lutavam com os yorubás pela posse daquelas terras que eram ricas em pedras preciosas e anileira de pasto, que é o arbusto que produz o índigo, o corante natural que tingia as roupas dos nobres da corte de Kétu. Devido a essa cor azul do índigo usada por eles, o povo daquela região ficou conhecida como reino ou povo do Aró (tinta azul). Aró deu origem ao termo ‘Àró’ que virou título de honra e uma das saudações do Ńlá Ọdẹ Ọ̀ṣọ́ọ̀sí (Grande Caçador Oxóssi), Oké Àró! (Honras nas alturas!)
O maior símbolo de Oxóssi é o ọ̀fà (arco e flecha).
Seu dia de culto é a quinta-feira, que é bom para contratações.
Ele gosta como oferenda do Àbàrà (massa de feijão fradinho enrolado na folha bananeira).
As suas cores são o azul turquesa e o verde claro que simbolizam exatidão e atraem progresso.
No jogo de búzios por Odù, Ọ̀ṣọ́ọ̀sí fala no Odù Ọ̀bàrà, que no lado positivo fala de caminhos abertos e ganhos imediatos. Já no lado negativo, Ọ̀bàrà fala de falsidade e imoralidade. Quando esse Odù cai no jogo, ele também indica Ẹbọ para afastar rompimentos amorosos.
Pergunte ao Pai Paulo:
WhatsApp de Sônia Damas: Pai Paulo, sinto a vibração do Caboclo Boiadeiro da Campina, mas ele não incorpora totalmente. O senhor poderia me dizer algo a respeito?
Resposta: Sonia, tudo tem um tempo, ainda mais em se tratando de espiritualidade. Tome banho com ervas que te ajudem a melhorar na incorporação como: guiné caboclo. Depois, procure agrada-lo com oferendas. Dê milho cozido com rapadura, vinho e charuto.
Para ter uma orientação única e pessoal, consulte um jogo de búzios. Informações através do WhatsApp (21) 99400-7107 ou pelo e-mail: paulodeoxalla@gmail.com
Comments