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Foto do escritorPaulo de Oxalá

Salve os ancestrais! Salve os Pretos velhos!


Assinada pela princesa Isabel em 13 de maio de 1888, a Lei Áurea libertou milhares de africanos que foram trazidos para o Brasil, para trabalharem como escravos, na pecuária, lavoura, pesca, serviços domésticos e também em transporte de produtos.


Muitos desses africanos eram reis, rainhas e sacerdotes de cultos que fundamentaram as religiões afro-brasileiras.


Dentre as vertentes religiosas de cunho afro, as que mais se destacaram foram o Candomblé e a Umbanda.


O Candomblé é baseado na fé em Olódùmarè (Deus todo poderoso), que compartilha seu agbára axé (poder) com divindades que comandam os elementos da natureza.

Já a Umbanda além dos fundamentos afros, ela reúne ensinamentos católicos, espíritas e indígenas.


Tanto no Candomblé quanto na Umbanda os antigos sacerdotes africanos são venerados. No Candomblé eles são reverenciados como Ésà (espíritos ancestrais) no ritual do Ìpàdé. Na Umbanda, não só os sacerdotes como também espíritos de muitos desses africanos que se tornaram notáveis em suas lutas, são venerados na linha das almas ou Pretos Velhos.

Como entidades, os Pretos velhos trabalham sob égide de Omolú o Orixá guardião das almas.


Chamados carinhosamente de meu pai, vovôs e vovós, os Pretos velhos transmitem humildade, têm muita força espiritual e são grandes orientadores. Sentados em banquinhos, que eles chamam de; ‘toco’, eles ajudam a muitos que os procuram através dos seus sábios conselhos.


Fumando cachimbos ou cigarros de palha, bebendo vinho ou cachacinha com mel, eles cantam, rezam, e trabalham para diversas situações. São conhecedores de muitas magias e debeladores de feitiçarias.


O dia de reverenciar os Pretos Velhos é a segunda-feira.


Suas cores são o preto e o branco.


Suas guias ou rosários sagrados, são feitos de sementes chamadas lágrimas de Nossa Senhora.


A saudação dos Pretos Velhos: Adorei as Almas!


No canal Paulo de Oxalá tem magia e cantiga para Preto Velho:

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