top of page
Buscar
  • Foto do escritorPaulo de Oxalá

Sala de leitura Ruth de Souza será inaugurada em São Gonçalo



Na próxima terça-feira, 28 de julho fará um ano que a diva Ruth de Souza brilha nos céus.

Ruth, a menina mineira que sonhava com os palcos, se tornou uma das maiores referências da dramaturgia nacional. Ela foi a primeira protagonista negra da TV Brasileira, em A Cabana do Pai Tomás no ano de 1969. Também foi a primeira atriz do Brasil a concorrer ao Leão de Ouro, no Festival de Veneza, por sua atuação no filme “Sinhá Moça” de 1953.


Ruth de Souza nos deixou aos 98 anos com um currículo repleto de sucessos e inspiração para muitos. Sua luz continua incentivando artistas, fãs, amigos uma gama de seguidores que continuam se espelhando no seu exemplar legado.


Paula Dias coordenadora da Ong Afrotribo diz ter se inspirado na grande luz de Ruth de Souza e no livro ‘Sawabona’ - As aventuras da Preta e o Careca escrito pela própria Paula em 2018, a criar com um grupo de amigos e com Secretaria Municipal de Cultura de São Gonçalo, a Sala de leitura Ruth de Souza. Além de prestar homenagem a grande dama do teatro, o projeto visa incentivar os jovens para a leitura sobre fatos e histórias que promoveram transformação saudáveis na sociedade que os levem a reflexão.


“O nosso público alvo é o jovem de periferia e comunidades com pouco acesso aos livros, pois queremos que esses jovens passem a ter a leitura como hábito. Não deu tempo da nossa amada Ruth de Souza conhecer a nossa sala de leitura, porém conheceu as crianças da Ong e pousou com elas para fotos dias antes de falecer. A biblioteca era uma homenagem surpresa para ela, por isso fizemos questão que a inauguração fosse próxima a sua data de passagem. Então, eu convido a todos que puderem nesta sexta-feira, a participarem da inauguração da Sala de Leitura Ruth de Souza. Diz Paula Dias”.


Com um auditório para 80 pessoas, a Sala de leitura Ruth de Souza ainda tem: gibioteca, brinquedoteca, computadores, sala de vídeo, espaço para lançamentos de livros e reuniões. Todos esses espaços já desenvolvem atividades como canto, dança, teatro, cinema, palestras e debates e sarau.


Kàwé kọ́ àti yípadà! (A leitura educa e transforma!)

Axé!

Serviço:

Inauguração da Sala de leitura Ruth de Souza, nesta sexta-feira, 24 de julho às 10h. Rua Dr. Porciúncula 395, Bairro Venda da Cruz, São Gonçalo/RJ.


Equipe de apoio: Lorena Mascoto, Rosângela Barreto, Juh Goulart, Rafael Di Mello, Haroldo Granja Jr, Fernando Peres, Paola Pimenta e Brenda Leal.



90 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp-icon.png
bottom of page