Saiba sobre a 31ª edição do Presente de Yemanjá de Sepetiba

Foto: Etemí Flávia de Oxum a frente do Presente de Yemanjá de Sepetiba – rede social da Etemí Flávia de Oxum
Evento foi idealizado em 1994 pelo saudoso Babalorixá Paulo do Oxóssi
As celebrações a Yemanjá continuam em destaque!
Neste domingo, 9 de fevereiro, acontece a 31ª edição do Presente de Yemanjá de Sepetiba, uma das mais aguardadas festividades religiosas da região. Realizado tradicionalmente no segundo domingo de fevereiro, o evento acontece no Clube Recôncavo de Sepetiba.
De acordo com a Etemí Flávia de Oxum, coordenadora geral do Presente, a celebração tem grande relevância para a comunidade local, movimentando a economia e promovendo o turismo religioso.
“Em Sepetiba, temos uma imagem de Yemanjá há 49 anos, localizada no mar, em frente ao calçadão da Praia da Dona Luiza. Muitos a consideram o 'Cristo Redentor' da região. Esse evento reafirma as tradições dos povos de terreiro – sejam da Umbanda, do Candomblé ou de Ifá – levando nossos cânticos, danças, vestimentas e oferendas às ruas em um verdadeiro ato de resistência.
Além disso, promovemos a valorização e o respeito ao meio ambiente, incentivando que apenas oferendas sustentáveis sejam levadas ao mar. A segurança alimentar também é uma prioridade: ao longo dos anos, sempre oferecemos café da manhã a todos os participantes.
As apresentações culturais são parte essencial do evento, trazendo expressões artísticas de forma lúdica, educativa e inclusiva. Este ano, teremos apresentações afro-indígenas, ciganas, malandros e um desfile de moda afro. Somos um povo de matriz africana e, em nosso xirê, entoamos cantigas em três dos idiomas africanos mais utilizados nos terreiros do Brasil: bantu, yorùbá e fon.
Durante a caminhada até a praia, cantamos pontos de Umbanda, mas sempre atentos às oferendas que serão entregues ao mar. Nossa equipe de coordenação verifica cada presente para garantir que nada prejudicial ao oceano seja depositado nas águas. Assim, seguimos com essa grandiosa e importante festa da cultura dos povos tradicionais, um marco também para a Cidade do Rio de Janeiro.
Quando vejo a quantidade de pessoas envolvidas, a união de vários terreiros de Umbanda e das diversas Nações do Candomblé, além da participação do segmento de Ifá e das instituições da região, sinto-me profundamente emocionada. Isso me motiva a continuar realizando esse evento em louvor à Grande Rainha das Águas, mantendo viva essa tradição de Sepetiba”, destaca Etemí Flávia.

Foto: Pessoas no Presente de Yemanjá em Sepetiba - rede social da Etemí Flávia de Oxum
Idealizado em 1994 pelo saudoso Babalorixá Paulo do Oxóssi, com o intuito de celebrar Yemanjá e preservar as tradições das religiões de matriz africana, o Presente de Yemanjá em Sepetiba, já teve como coordenadores, o saudoso Pai Renato de Obaluaiyê e o conceituado Pai Paulo Mendonça de Xangô. Desde 2016, a coordenação geral está a cargo da admirável Etemí Flávia de Oxum.
Odò fẹ àyaba!
Odò ìyá!
Salve Yemanjá!
Serviço
31ª Edição do Presente de Yemanjá neste domingo, 9 de fevereiro, a partir das 8h30, no Clube Recôncavo de Sepetiba. Rua Paranabi, 2-110 – Sepetiba/RJ. Entrada: Pela Rua São Tarcísio
Programação:
9h15 - Abertura9h20 - Apresentação de Ronaldo D'Ogum e Priscila de Yemanjá
9h30 - Início do café da manhã e entrega das moções
9h45 - Apresentação de dança cigana
9h50 - Continuidade da entrega das moções
10h20 - Apresentação do grupo afro-indígena Araúnas
10h30 - Entrega das moções
10h50 - Desfile de moda afro
11h10 - Apresentação das crianças
11h20 - Roda dos compadres e apresentação de Zé Pelintra
12h00 - Saída do clube .Durante o cortejo: Apresentação do Balé Izodan
12h00 - 13h00 - Cortejo até a quadra da praia
13h00 - 15h00 - Xirê nas Nações Jeje, Ketu e Angola
15h00 - Saída dos presentes para o mar
Comments