top of page
Buscar
Foto do escritorPaulo de Oxalá

Rio perde o Ǎvòɗʊ́ɲó Genésio de Àzaùanǐ


Sacerdote lutava contra a intolerância e o racismo religioso

 

Faleceu, hoje, o Ǎvòɗʊ́ɲó (Sacerdote na língua fon-Jeje) Genésio de Àzaùanǐ. Descendente da família do Axé Boa Viagem, Tɔ̀ (Pai) Genésio tinha 64 anos e era dedicado à luta contra a intolerância e o preconceito religioso. Também era comprometido na melhora e qualidade da saúde do povo de Terreiro.

 

A Đoɲé Ana de Gbèsèn, herdeira do Axé Boa Viagem, destacou a personalidade de Pai Genésio:

“Genésio era uma pessoa maravilhosa. Bom filho e bom pai. Um homem íntegro e de muita fé. Deixa saudade, pois sua educação e alegria envolvia a todos. Que os Voduns encaminhem o seu espírito ao reino da glória”.

 

O Bàbálórìṣà Flávio de Ọbalúwáiyé, diretor da Rádio e TV Web África Brasil, falou da importância do legado de Pai Genésio, e lamentou a morte do sacerdote:

“Conheci Genésio há muitos anos no Ilê de São Bento, do saudoso Pai Luiz de Jàgún. Ele foi iniciado pelo também saudoso Pai Celso de Ògún e, atualmente, estava aos cuidados religiosos do Pai Nelson de Lógun Ẹ̀dẹ. Genésio era um guerreiro. Não media esforços para defender o povo de santo. Deixa um maravilhoso legado, com exemplo forte de coragem e comprometimento com as nossas tradições. Certamente, fará muita falta. Que Àzaùanǐ o encaminhe ao Ọ̀run (céu)”.

 

Pai Márcio de Jàgún, da Coordenadoria de Diversidade Religiosa da Prefeitura do Rio, enalteceu a generosidade de Pai Genésio:

“Em tempos tão difíceis de compreensão, quero destacar a afetuosidade e a consideração de Pai Genésio. Ele não se negava a nada. Era pela causa religiosa? Então, ele se fazia presente. Seus discursos eram interessantes, proveitosos e de fácil entendimento. Fará uma falta imensa para todos nós, pois como disse, era um homem afetuoso e de grande generosidade”.

 

Eu, Paulo de Oxalá, destaco o carinho e a atenção com que sempre fui tratado pelo Pai Genésio. Recentemente, em um encontro na UERJ, trocamos bênçãos e nos falamos. Foi a última vez! Pai Genésio era uma pessoa ímpar, sempre atuante e atento às causas religiosas.

 

Pai Genésio faleceu devido a complicações da diabetes.

 

O velório do corpo de Pai Genésio está previsto para acontecer amanhã, 11 de fevereiro, partir das 12h, no Cemitério Vale da Saudade, no bairro Tricampeão. Estrada Padre Anchieta s/n, Queimados/RJ. O enterro será às 14h.

 

Ó digbóṣe Bàbá Òrẹ́ Genésio! (Adeus Pai e amigo, Genésio de Àzaùan!)



Foto: Ǎvòɗʊ́ɲó Genésio Àzaùanǐ - arquivo pessoal Pai Genésio

 

 

10 visualizações0 comentário

Comments


WhatsApp-icon.png
bottom of page