Rio enaltece liberdade religiosa e promove debate ecumênico
Atualizado: 17 de jan. de 2022
A Coordenação da Diversidade Religiosa da Prefeitura do Rio promoverá uma semana de encontros de líderes de diversos segmentos religiosos.
A abertura será nesta segunda-feira, 17 de janeiro, no Planetário da Gávea, às 14h e fará parte da ‘Primeira Semana da Diversidade Religiosa da Cidade do Rio de Janeiro’, que foi incluída no calendário oficial da cidade por lei, de autoria do vereador Átila Alexandre Nunes (DEM).
O objetivo do encontro ecumênico é estimular o debate sobre o combate a intolerância e o preconceito religioso, motivar diálogos que chamem a atenção da mídia e de outros segmentos da sociedade para que por meio de ações eficazes do poder público, possam de fato conter o alto índice de casos de intolerância e preconceito na cidade do Rio, que tem na sua essência o valor histórico da práticas de ritos, sons, cores, sabores e pessoas das mais diversas origens que ajudaram a construir a cultura social e religiosa deste país.
A cerimônia de encerramento da semana será realizada na próxima sexta-feira, 21 janeiro, no mesmo dia em que se celebra o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, no Museu do Amanhã, às 10h, com a presença de diferentes segmentos religiosos para a divulgação das políticas públicas adotadas pela Prefeitura do Rio voltadas para o respeito à diversidade religiosa, como a criação do Conselho Municipal da Diversidade Religiosa, lei, também de autoria do vereador Átila Nunes, que foi sancionada pelo prefeito Eduardo Paes, nesta última sexta-feira, 14 de janeiro. O Conselho será composto por representantes de diversas religiões, da sociedade civil e do poder público, com o propósito de ajudar na formulação de políticas públicas para promover a liberdade religiosa e dar assistência às vítimas do crime de intolerância.
“A criação do Conselho é mais um importante instrumento para auxiliar na nossa luta pela liberdade religiosa”, defendeu o Babalorixá Márcio de Jàgún, novo coordenador.
Lideranças religiosas confirmadas para o ‘Diálogo Inter-religioso’:
1) Católica: Diácono Nelson Águia
2) Judeus: Sr. Paulo Maltz
3) Islâmicos Sunitas: Sr. Fernando Celino
4) Umbanda: Mãe Manu
5) Candomblé: Márcio de Jàgún
6) Ifá: Sr. Ricardo Polato
7) Indígena: Sra. Renata Tupinambá
8) Anglicana: Sr. Daniel Cabral
9) Hare Kishna: Sra. Kunti Dasi
10) Wicca: Sr. Og Sperle
11) Jesus Cristo dos Últimos Dias (Mórmons): Sra. Vanessa Machado
12) Comunidade Muçulmana Ahmadia: Sr. Ihtsham
13) CONEPLIR: Sra. Roseana Trigueiro
14) Comunidade Cigana: Sr. Marcelo Vacite
15) Santuário Zé Pilintra: Sr. Diego Dom
16) Islamismo Xiita: Sr. Carlos Menezes
17) Fé Bahá’i: Sra. Marilúcia Ribeiro Pinheiro
18) Comissão de Direito e Liberdade Religiosa do IAB-Instituto dos Advogados Brasileiros: Gilberto Garcia
19) Lar de Frei Luiz: Dr. Paulo Cesar Fructuoso
Lááyè òfin ẹ̀tọ́ òmìnira ẹlẹ́sìn!
(Viva o direito à liberdade religiosa!)
Axé!
Fontes: Gabinete do Prefeito RIO/Coordenadoria E. de Diversidade Religiosa e Assessoria do vereador Átila Alexandre
Comments