Rio de Janeiro, Magé e São Gonçalo realizam o Encontro Nacional de Umbanda
Foto: Encontro Nacional de Umbanda - divulgação
Lideranças umbandistas do país e internacionais estarão presentes no evento
O Estado do Rio de janeiro sediará em julho, a segunda edição do Encontro Nacional de Umbanda, que visa promover a harmonia e o diálogo entre as comunidades de terreiros, que destaca a importância e a valorização da Umbanda no Brasil e no Mundo. O Encontro é uma iniciativa do Instituto Internacional Carta Magna da Umbanda – Sede RJ, que além de promover e valorizar a paz, trabalha no combate a intolerância e o racismo religioso tão latente nos momentos atuais.
O Instituto também quer proporcionar o acesso da população ao seu patrimônio cultural material e imaterial, para que haja debates, que servirão de base para a emissão de um relatório, com propostas de políticas públicas para a garantia dos direitos dos fiéis umbandistas.
O Instituto Internacional Carta Magna da Umbanda, é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos que tem como coordenador geral o Pai Ortiz Belo.
No Rio de Janeiro, o presidente do Instituto é o Pai Marcelo de Xangô que é dirigente espiritual do Centro Espírita Pai Joaquim de Angola e Vovó Catarina da Bahia, em Santo Aleixo-Magé.
Já na vice-presidência do Instituto, está o Pai Waguinho Macumba, que dirige o Centro Espírita Xangô das Almas, herdado do saudoso Pai Enilton de Xangô. Pai Waguinho também é militante do Movimento Negro Unificado e membro diretor da Ong Afrotribo.
Pai Marcelo de Xangô, ressalta que a Umbanda é uma religião de milhares de seguidores, e que cultua Orixás, Caboclos, Pretos-Velhos, Crianças, Exus, Pombagiras, Baianos, Boiadeiros e Ciganos, tendo três princípios básicos: a caridade, a luz e o amor.
“A Umbanda é amor, caridade e acolhimento. A sua luz vem dos Guias e Orixás. O Encontro Nacional de Umbanda que reúne centenas de lideranças umbandistas do país e internacionais, é um momento de fé e congraçamento religioso. Nossa primeira edição foi realizada no Estado da Bahia, em 2023, em parceria com a Associação de Terreiros da Bahia Egbé Axé, ano em que a umbanda completou 115 anos. O evento desse ano de 2024, será realizado nos dias 26, 27 e 28 de julho, nas cidades do Rio de Janeiro, Magé e São Gonçalo, que são cidades emblemáticas, devido a sua historicidade e importância para os povos de terreiro. Teremos delegações de quinze estados da federação e de três países. Já no primeiro dia iniciaremos os debates de dez temas divididos em cinco grupos temáticos, na UERJ e a noite teremos a Cerimônia Oficial do Encontro na Sala Cecília Meireles, com uma programação cultural e artísticas bem como a presença de diversas autoridades públicas e lideranças religiosas de nosso Estado e do País. Na ocasião será realizado a entrega do Troféu Juberli Varela, homenagem em vida à nossa referência de dedicação a nossa Umbanda, com mais de 56 anos de sacerdócio, missionário, nascido em 1946, Embaixador Mundial da Paz, Embaixador da Carta Magna da Umbanda, promovendo a Umbanda em todos os estados da Federação, combinando um trabalho religioso e social.
No segundo dia, pela manhã, será realizado o Circuito de Herança Africana, em parceria com o Instituto Pretos Novos – IPN e uma atividade cultural no MUHCAB e na parte da tarde as atividades serão realizadas no Píer Piedade em Magé, local que está o busto de Maria Conga, importante personagem da História de Magé, líder guerreira que veio escravizada do Congo e lutou pela libertação do povo negro do Brasil, tendo conquistado sua alforria aos 35 anos, quando fundou o quilombo Maria Conga na cidade, para proteger e cuidar dos negros que fugiam dos açoites nas senzalas. Neste local será realizado um Workshop sobre a importância do Porto Estrela, fala de autoridades locais e suas lideranças religiosas e por fim um festival com o nome de “Saravá Meu Povo”.
No terceiro e último dia, estaremos em São Gonçalo, no Bairro de Neves, onde existe hoje a Praça do Marco Zero da Umbanda, que tem o nome do anunciador da Umbanda, Zélio Fernandino de Moraes onde haverá um Ato de hasteamento da bandeira da Umbanda, bem como outras atividades. Logo após seguiremos para o Centro Municipal de Tradições Nordestinas, ao lado da praça, onde será realizada a planária para a elaboração do Relatório Final do nosso Encontro com proposições extraídas dos debates realizados na UERJ e que será apresentado as diversas esferas do poder executivo, legislativo e judiciário.
Nós convidamos a todos para este grande encontro, onde estamos valorizando e promovendo a manutenção das tradições de matriz africana, o respeito aos nossos ancestrais, os valores de generosidade e solidariedade, o conceito amplo de família e uma relação próxima com o meio ambiente”.
Umbanda é uma religião de fé e simplicidade, que nos ensina que a humildade, é a verdadeira ligação com o divino.
Saravá Umbanda!
Comments