Rafa Kalimann é vítima de fake news envolvendo intolerância religiosa
- Paulo de Oxalá
- 2 de dez. de 2024
- 2 min de leitura

Foto: Rafa Kalimann - divulgação
Musa diz que coexiste com diversas religiões
A influenciadora e atriz Rafa Kalimann, musa da Imperatriz Leopoldinense, se destacou na última sexta-feira, 29, durante o minidesfile da escola na Cidade do Samba. No entanto, sua participação foi alvo de polêmica nas redes sociais. Um vídeo recortado insinuou que Rafa teria se recusado a cantar a parte do samba-enredo que cita Exu, mas a própria atriz desmentiu a acusação, mostrando registros que comprovam sua entrega ao desfile e respeito à cultura da escola.
A Imperatriz, atual vice- campeã do Carnaval carioca, apresenta neste ano o enredo “ÓMI TÚTÚ AO OLÚFON – Água fresca para o Senhor de Ifón”, que exalta Oxalá e traz Exu como elemento fundamental na narrativa. Rafa, que iniciou sua trajetória na escola com o enredo sobre a espiritualidade cigana, novamente se envolve com dedicação na preparação para o desfile, levando para seu público a riqueza das religiões afro-brasileiras.
"É possível me ver cantando o samba-enredo completo em muitos outros vídeos que eu e a escola compartilhamos, mas infelizmente acabou sendo replicado de maneira distorcida e intencional. Mais uma vez, sou alvo de ofensas e suposições feitas a partir de um pequeno trecho, um recorte que não mostra quem eu sou", declarou.
"Sou cristã. E minha fé me ensina diariamente a importância de coexistir com diversas religiões. E uma honra poder desfilar na Imperatriz Leopoldinense e, junto a ela, contar a saga de Oxala ao reino de Oyó para visitar Xangô, uma jornada linda que ensina valores profundos como humildade, resiliência, perdão e respeito mútuo. Eu canto o samba enredo inteiro da minha escola a plenos pulmões porque minha arte está a serviço de todas as histórias, sobretudo as que precisam ser contadas e que não são as minhas", esclareceu a influenciadora.
Lààyè ìgbábọ́! Lààyè òmìnira ẹlẹ́sìn! (Viva a fé! Viva a liberdade religiosa!)
Axé para todos!
Commentaires