Quinta-feira de Oxóssi antecede o megaferiado no Rio
Foto: Oxóssi protege o Rio – arte Pai Paulo de Oxalá
Rio, capital do G20, é a cidade de Oxóssi
Quinta-feira, dia consagrado a Oxóssi, o caçador que rege a fartura e a prosperidade, é especial nesta semana, pois antecede o superferiadão no Rio de Janeiro, que se prepara para receber a Cúpula do G20 nos dias 18 e 19 de novembro. Nessa ocasião, líderes das maiores economias do mundo se reunirão para debater cooperação econômica, sustentabilidade e prosperidade global. Certamente, as energias de Oxóssi, que pairam sobre a Cidade Maravilhosa, ajudarão os líderes mundiais a buscar soluções e caminhos que fortaleçam o desenvolvimento global, promovendo abundância e crescimento para todos.
O megaferiado no Rio de Janeiro, de 15 a 20 de novembro, começa com o Dia da Proclamação da República, que é estendido com feriados municipais para facilitar a realização do G20 e dar aos cariocas e turistas a chance de celebrar esse evento histórico. Neste 15 de novembro, a Umbanda comemora 116 anos de fundação. A Umbanda é uma religião de grande acolhimento, que integra elementos das tradições africanas, indígenas e do catolicismo. Nela, o poderoso caçador Oxóssi é o chefe da falange dos Caboclos.
Finalizando a sequência do feriadão, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, em 20 de novembro, traz uma reflexão poderosa sobre liberdade e resistência — valores também alinhados ao axé de Oxóssi. Com sua proteção, o Rio se transforma em um espaço de acolhimento e prosperidade para brasileiros e visitantes de todas as partes do mundo.
Durante o megaferiado, a cidade estará repleta de atividades e opções de lazer, simbolizando a generosidade de Oxóssi, que provê fartura a quem dele se aproxima. Museus como o Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio oferecem uma imersão na cultura e na história do Brasil, enquanto as praias icônicas — Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca — e pontos turísticos como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar estarão abertos para visitação. Essa energia abundante e acolhedora, associada a Oxóssi, cria um cenário único para que moradores e visitantes aproveitem o que o Rio tem de melhor a oferecer, recarregando suas energias.
Com a bênção de Oxóssi, o megaferiado carioca será uma pausa para renovar forças, viver momentos de paz e lazer e atrair a fartura e a prosperidade que o Orixá simboliza. Que esse encontro global, realizado em solo carioca, inspire novas ideias e ações que promovam o bem-estar de toda a humanidade, enquanto a cidade emana o axé de Oxóssi em cada esquina, enchendo os corações de esperança e oferecendo um novo impulso para o futuro.
Láàyè Rio olú-ìlú G20 ìlú Ọ̀ṣọ́ọ̀sì! (Viva o Rio, capital do G20 e cidade de Oxóssi!)
Axé para todos!
Comments