top of page
Buscar
Foto do escritorPaulo de Oxalá

Qual a diferença entre o jogo de búzios e o baralho cigano


O jogo de búzios é o oráculo sagrado e oficial do Candomblé, e tem o nome de mérìndílógún, ou “jogo dos dezesseis”, porque é composto por 16 búzios.

As divindades que comandam o jogo de búzios são: Òrúnmìlà, Exu e Oxum. Òrúnmìlà é o responsável pelas orientações diretas dadas por Olódùmarè (Deus todo poderoso), quanto ao destino de cada um. Exu é o mensageiro, intermediário e transportador dos ebós (oferendas) dos homens aos Orixás, e Oxum é a senhora da intuição.


Quem pode jogar búzios

Somente os iniciados na religião é que podem jogar os búzios, por ser o meio de comunicação entre nós, Babalorixás e Yalorixás, com os Orixás.

A pessoa nasce com seu Orixá, mas ele só pode ser revelado através do jogo de búzios, por isso uma das principais funções deste jogo, é revelar para o consulente o seu Orixá.


Eu jogo pela modalidade Ojú Odù (olhos de odù), que é fundamentada na numerologia por Odù, ou numerologia africana. Essa modalidade utiliza a data de nascimento da pessoa, que associada ao meu conhecimento e a minha experiência de muitos anos com o jogo de búzios, me dá um amplo entendimento para orientar o consulente nos mais variados assuntos como: pessoais, sentimentais, profissionais e mostrar um caminho ou uma luz, para esclarecer dúvidas ou de fato posicioná-lo na vida.


Mas eu quero deixar claro aqui, que apesar de todos esses recursos, o jogo de búzios é um oráculo que se destina a desvendar bem mais o espiritual do que o baralho cigano.


Baralho cigano

O baralho cigano é um oráculo composto por 36 cartas com símbolos divinatórios.

A prática deste tipo de jogo surgiu por volta de 1804, através de Marie Anne Adelaide Lenormand na França, em plena Era Napoleônica.


O jogo consiste nas caídas das cartas, onde a interpretação e a previsão são fundamentadas nos símbolos e desenhos ligados à rotina humana e que sugerem ações e atitudes a serem avaliadas.


Com respostas de fácil entendimento, o baralho cigano é diretamente ligado à matéria humana. Por isso, ele pode ajudar nas orientações comportamentais e emocionais. Um exemplo é a carta do rato que simboliza impureza, imoralidade, ganância, falcatruas e roubo. Ela alerta para que o consulente fique atento e mude seus hábitos, pois ele poderá sofrer ataques em sua reputação ou ser vítima de trapaças e roubos. Mas, dependendo da posição, essa carta não remete só a energias negativas. Há a habilidade e a esperteza para lidar com situações estressantes e trabalhar sob pressão.

A carta do anel ou aliança, simboliza união, casamento e também amizade sólida. Por outro lado, pode ser o fim de uma parceria ou isolamento social. Isso tudo porque depende da posição da carta e de todo um contexto do jogo.


Então, a diferença entre o jogo de búzios e o baralho cigano, é que os búzios são ligados às divindades africanas, e falam mais sobre à espiritualidade. Já as cartas ciganas falam mais sobre o dia a dia, e vibram em outra faixa espiritual.

Eu jogo os dois oráculos, por isso posso dizer que ambos, tanto os búzios quanto as cartas, são ótimos oráculos, para ajudar nas tomadas de decisões.


Mas, não confundam! Enfatizo que são orientações. Tudo vai depender principalmente das suas atitudes. O exemplo que gosto de dar como reflexão é quando você chega no final da estrada e há dois caminhos para você escolher. Você não sabe qual delas terá mais curvas de obstáculos ou qual será com mais oportunidades. A sua trajetória depende de como você encara e reage a cada situação, a partir da orientação recebida. Ou seja:

A escolha é totalmente com você!

Axé!

Quer saber mais sobre o assunto acessem o meu canal no YouTube neste link abaixo:

18 visualizações0 comentário

Comentários


WhatsApp-icon.png
bottom of page