top of page
Buscar
Foto do escritorPaulo de Oxalá

Presente à Yemanjá de Sepetiba celebra, neste domingo, seus 30 anos


Evento é realizado desde 1994

 

Idealizado em 1994 pelo saudoso Babalorixá Paulo de Oxóssi, o Presente à Yemanjá, em Sepetiba, teve como coordenadores: Pai Renato de Obaluaiyê e Pai Paulo Mendonça de Xangô. Em 2016, Etemí Flávia de Oxum assumiu a coordenação desse evento.

 

Um dos objetivos do Presente à Yemanjá, que completa 30 anos, é preservar as tradições dos ancestrais africanos e homenagear o povo preto que luta contra a intolerância e o racismo religioso.

 

Seguindo uma tradição, a abertura da celebração acontecerá a partir das 8h30, no Clube Recôncavo de Sepetiba, com um café da manhã oferecido à comunidade.

 

A coordenação do evento usa há dez anos artigos descartáveis e biodegradáveis no intuito de proteger e preservar o meio ambiente. Nos últimos quatro anos, esse cuidado ambiental está ao encargo do Instituto Terreiro Sustentável, dirigido pelo Babalorixá Rodrigo Carneiro (Babazinho).

 

Com uma extensa agenda cultural, a festividade tem a participação de expositores, capoeira, Afoxé Malandros da Lapa, dança cigana e tambores.

 

Também serão entregues Moções às personalidades religiosas, presidentes de movimentos, instituições, artistas e autoridades políticas.

 

A caminhada sairá do Clube e seguirá pelas ruas do bairro de Sepetiba até a quadra da Praia do Recôncavo, onde os presentes à Grande Mãe das Águas serão entregues no mar.

 

Todo esse cortejo será feito ao som de cânticos entoados por Ogans por meio de um carro de som. As cantigas serão nos idiomas yorùbá, quimbundo e umbundo e também em língua fon, do Candomblé Jeje, da qual pertence a Etemí Flávia.

 

A Umbanda também será louvada através de uma Gira, com seus tradicionais pontos cantados aos Guias e Orixás. Essa Gira de Umbanda acontecerá em uma tenda montada e decorada para os Umbandistas.

 

Etemí Flávia disse que todos que trabalham e participam na organização do evento estão contentes.

“Estamos todos felizes por celebramos essa festividade, que é mais que um evento, e sim um movimento anual de resistência e preservação da nossa herança ancestral”.

 

Odò fẹ̀ àyaba!

Odò ìyá!

Salve Yemanjá!

Axé!

 

Serviço:

30 anos do Presente à Yemanjá, em Sepetiba, domingo, dia 25 de fevereiro, a partir de 8h30, no Clube Recôncavo de Sepetiba. Rua Paranabi 2-110 – Sepetiba /RJ.

 

Foto: Presente à Yemanjá, em Sepetiba - divulgação

 

 

20 visualizações0 comentário

Comments


WhatsApp-icon.png
bottom of page