Povo Jeje é homenageado na Feira dos Oborós
Líderes do Rio e Bahia prestigiam a Feira
Criada em 2017 pela Yalorixá Janaina de Ossaim, a Feira dos Oborós tem como diretriz homenagear as tradições culturais e religiosas que compõem os cultos de matriz africana.
Dentre as Nações de Candomblé que já foram homenageadas pela Feira, temos as etnias Ẹ̀fọ̀n e Bantu.
Como boa filha de Ossaim, Ìyá Janaina não para e neste próximo domingo, dia 30, ela e toda a superprodução da Feira dos Oborós homenagearão a Nação Jeje.
“Estou muito feliz em poder realizar esta homenagem ao povo Jeje. Estamos preparando um espetáculo com muito carinho e muito amor. Quero que todos se sintam bem-vindos, acolhidos e que celebrem esse momento de confraternização que a Feira está propondo”. Enfatiza Ìyá Janaina.
A diretora geral da Feira, a Ẹkẹdi Josy de Oxum, diz que está trabalhando para a realização do evento.
“Estou há mais de 60 dias interagindo e trabalhando com o povo Jeje. Me sinto feliz por esta homenagem, pois conheci pessoas importantes do culto dos Voduns e que raramente vão a eventos, mas que entenderam a seriedade do nosso propósito e aceitaram o nosso convite”.
Dentre os muitos homenageados, estarão o Príncipe beniense Nuplome Abou Bakar, Naandoji Índia do Bogun, Doté Hamilton do Jeje Savalu e Ogan Buda de Bobosa do Seja Húnde.
Mawu ɲà ɲu Vòɗʊ́ɲ sɛ̀m! (Que Deus abençoe os sacerdotes de Vodun!)
Àcɛ!
Serviço:
Feira dos Oborós Homenageia a Nação Jeje, neste domingo, 30 de abril, ás 9h. Rua Francisco Real, 365, Padre Miguel / RJ.
Foto: divulgação Feira dos Oborós
Comments