Parabéns mulheres, pois todas são especiais e todos os dias são de vocês!
Celebrando o Dia Internacional da Mulher
O Candomblé é um culto onde a sabedoria e a autoridade da mulher foram fundamentais para que as tradições ancestrais fossem mantidas até aos nossos dias atuais.
A força de Ìyá Nàssó para o Candomblé Ketu, de Ludovina Pessoa para o Jeje, e de Maria Nenén para o Candomblé Angola foi indispensável para a multiplicação desses axés.
Nos Terreiros, a importante participação feminina contribui na organização e na beleza dos rituais. E como é lindo ver as filhas de santo em suas vestimentas sagradas! Elas são as Iyás (mães), são o pleno axé mulher.
Não é só hoje, Dia Internacional da Mulher, que devemos celebrar e reconhecer a força das mulheres. Nem é só nos Terreiro. Isso porque, as mulheres, com muita luta, têm participado de conquistas sociais, econômicas, políticas e culturais em todo o mundo.
Hoje, vale refletir sobre o esforço histórico das mulheres por igualdade de direitos, oportunidades e reconhecimento da capacidade de ajudar no progresso mundial.
Apesar dos avanços alcançados pelas mulheres na sociedade, o Dia Internacional da Mulher também serve como um lembrete das desigualdades persistentes que as mulheres ainda enfrentam, como: injustiças e desigualdades salariais, discriminação e preconceito no local de trabalho, assédio, violência de gênero e o terrível e desprezível feminicídio.
Temos muito ainda a avançar para proteger as mulheres. Mas hoje, vamos louvar o empoderamento feminino, e expressar a nossa gratidão e reconhecimento às mulheres em nossas vidas, como nossas mães, irmãs, amigas, colegas de trabalho e todas que estão a nossa volta, irradiando carinho, compreensão e atitudes tão significativas para o progresso da sociedade.
Láàyè àwọn obìnrin! (Viva as mulheres!)
Axé!
Foto: Mulheres - arte Pai Paulo de Oxalá
Comments