Pai Paulo de Oxalá lança livro
Há 43 anos, Pai Paulo de Oxalá começou a buscar respostas para além do terreiro. Nascido no Amazonas, o Babalorixá foi iniciado no Candomblé ainda novo e logo quis saber mais sobre a sua religião.
Primeiro a escrever sobre ela na internet, o autor atualmente é colunista dos jornais Extra e Expresso e reuniu os conhecimentos acumulados em tantos anos de estudo e experiência em seu livro “Dicas de um Pai de Santo: saberes, mandigas e preces para todas as horas”. Nele, o pesquisador simplifica tudo o que aprendeu ao longo dos anos.
-Além de falar dos principais Orixás, de Exu a Oxalá, há magias para o amor, emprego, saúde, negócios e outras situações do nosso dia a dia.
O livro também traz orações, mas não são em yorùbá (língua usada nos terreiros das etnias Ketu- Ànàgó), porque elas fazem parte do “awo” que significa segredo. Essas são só para pessoas iniciadas na religião – explica Pai Paulo.
A obra ensina as principais características, saudações, atividades e oferendas relacionadas aos cultos aos Orixás e Entidades.
Há ainda dicas especiais para cada mês, além de um glossário para compreender os rituais.
-Eu tenho uma pegada pop para que qualquer pessoa tenha acesso e possa fazer magia, através de sua fé, para alcançar seu objetivo. O propósito não é formar ninguém, mas ajudar a entender de forma consciente, prática e fácil. E sempre com muita responsabilidade, principalmente na hora das magias, pois elas não implicam em nenhum mal. Como Sacerdote o meu intuito é agregar.
Dica para o mês de julho extraída do livro:
“Para nunca faltar dinheiro”, cozinhe cerca de 250g de milho vermelho com 07 cravos da índia (sem a cabeça) e açúcar cristal. Coe este cozido e deixe esfriar. Tome este banho do pescoço para baixo, pedindo a Oxóssi que nunca lhe falte o dinheiro. As sobras que você coou, você pode despachar (deixar) numa lixeira próxima a um banco.
Texto de Isabella Cardoso para a Coluna Sessão Extra de Leonardo Ribeiro edição de sábado, 11 de julho de 2020.
Comments