top of page
Buscar
  • Foto do escritorPaulo de Oxalá

Oxóssi, o grande Alákétu e sua relação com Corpus Christi


Oxóssi o criador da arte de caçar, foi um dos fundadores da cidade de kétu, e também um dos primeiros Alákétu (Reis da cidade de Kétu).

O grande igbó de Kétu (floresta de Kétu), era motivo de cobiça dos povos ewé (jeje), vizinhos de Kétu, pois era dito que essa floresta guardava riqueza e todos os mistérios dos àwọn Ọdẹ (caçadores) de todo o reino. Lá ninguém entrava sem o consentimento de Oxóssi.

Foi essa cobiça que desencadeou a guerra entre o povo de Kétu e os jejes. Os jejes venceram a guerra, aprisionaram os Kétu, e os venderam como escravos para diversos países da época, inclusive para o Brasil.


Muitos desses africanos de Kétu, que aqui chegaram, eram sacerdotes de Oxóssi, e deram origem ao Candomblé da etnia Kétu.


Em seu começo, o Candomblé sofreu muita perseguição, por isso os antigos sacerdotes correlacionavam os Orixás com santos católicos.


Oxóssi, foi um desses Orixás, que na Bahia foi correlacionado com lado de São Jorge, e no Rio de Janeiro com São Sebastião.

A maior festa de Oxóssi no Candomblé, é feita no dia de Corpus Christi.

Os notáveis Terreiros, Ilé Àse Òpó Àfonjá, Engenho Velho e Gantois, comemoram Oxossi (o Orixá da caça responsável pela fartura e alimentação do ser humano) nessa data.

O Corpus Christi, é um ritual católico que representa o alimento espiritual ou "Corpo de Cristo". Nesse dia, os católicos celebram a presença de Jesus na hóstia consagrada. Em tempos normais sem pandemia, esta é a única ocasião em que a Eucaristia, outro nome da hóstia consagrada, sai às ruas em procissão.


Já no Candomblé, também em tempos sem pandemia, todos do ẹgbẹ́ (Terreiro) capricham nas tarefas para que a festa seja do agrado do grande Caçador.


Muito àgbàdo (milho) é lavado e cozido e àgbọn (cocos) descascados para confecção de um grande Aṣọṣọ que é uma das oferendas preferidas de Oxóssi.


Então, assistam um super vídeo com muito mais sobre Oxóssi. Acessem:


Òkè Àró!


Axé!


69 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp-icon.png
bottom of page