Oxum é a dona da cozinha e Palmeirinha era o talento gourmet
A vovó quituteira trabalhou com Ana Maria Braga
Por incumbência de Òrúnmìlà, Ọ̀ṣun (Oxum) foi a primeira e grande Ìyágbasè (Mãe responsável pela cozinha).
A ela foi dada o domínio da Síbí igi (colher de pau), por isso ela sabe exatamente o tempo do preparo e todos os segredos da arte de cozinhar.
Doce e brilhante na cozinha como Mamãe Oxum, assim era a apresentadora e cozinheira Palmira Nery da Silva Onofre, mais conhecida como vovó Palmirinha, que faleceu neste último domingo, 7 de maio, aos 91 anos, no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo.
Palmirinha começou sua carreira na TV em 1994, aos 63 anos, no Programa de Silvia Poppovic. A seguir, foi trabalhar com Ana Maria Braga, na TV Record.
Palmeirinha também foi contratada pela TV Gazeta para apresentar o TV Culinária, em 1999, e continuou no comando do programa por mais de 11 anos. Depois, Palmeirinha foi contratada pelo canal de TV fechado Bem Simples/Fox Life. Esse canal era voltado ao público feminino e ficou no ar entre 2011 e 2014.
Palmirinha era conhecidíssima nas redes sociais e na TV, pois chamava seus fãs e seguidores carinhosamente de ‘amiguinhos e amiguinhas’. A vovó gourmet tinha como companheiro de cena o fantoche Huguinho, que chamava a atenção dos jovens e era motivo de memes na internet.
Palmirinha deixa um exemplo de vida maravilhoso, pois aos 63 anos entrou para TV, acreditou em seu talento e venceu as dificuldades!
Que Oxalá e Oxum a recebam no Ọ̀run (céu)
Axé!
Comments