Os famosos e a fé nos Orixás
A defesa das celebridades as religiões de matriz africana
Diferente de outros tempos, estamos em um momento em que artistas e pessoas influentes, estão de fato assumindo pertencer as religiões de matriz africana.
Hoje temos o jogador que entra em campo e faz um gesto reproduzindo a atividade e força do seu Orixá, como foi o caso do jogador Paulinho da Seleção Olímpica do Brasil, que ao fazer gol, fez um movimento lembrando o movimento da flecha de Oxóssi.
Paulinho não só fez esse gesto, como assumiu em entrevista coletiva ser umbandista, condenou a intolerância e também defendeu a liberdade religiosa.
Ano passado o ator Bruno Gagliasso, defendeu o Candomblé, quando foi alvo de comentários intolerantes nas redes: “Aqui é corpo fechado! Exu, Oxóssi, Axé”, escreveu Bruno que é filho de santo do Babalorixá baiano Balbino de Xangô, conhecido como Ọbaràyì.
Assim como Bruno Gagliasso, a cantora Anitta que é Ẹkẹdi (cargo feminino no Candomblé, que assessora o Babalorixá ou Yalorixá), também assume claramente sua religiosidade. Anitta é iniciada para Lógun Ẹ̀dẹ.
Samuel de Assis o Ben de ‘Vai na Fé’ também declarou ao G1, que fez o santo no Candomblé:
"Fiz meu santo no Candomblé em novembro e eu acabei meu resguardo no dia 6 de março. Foi no mesmo mês que o Ben caiu na minha vida".
O ator ‘raspou’ (foi iniciado) para Ògún, o Orixá das lutas e senhor dos caminhos.
Como falamos aqui no blog, o BBB Fred Nicácio e a cantora Vanessa da Mata também foram manchetes ao assumirem a fé nos Orixás.
O despojamento e a coragem de famosos, ao assumirem as religiões de matriz africana, mostra que o esforço dos adeptos de chamar a atenção do poder público ao combate a intolerância e preconceito religioso, tem achado ressonância na sociedade.
A participação deles é importante, pois como são pessoas com poder de voz, e com muitos seguidores, certamente servirão de exemplo para desfazer o estigma preconceituoso sobre essas tradições religiosas.
Lààyè ìgbábọ́! Lààyè òmìnira ẹlẹ́sìn!
(Viva a fé! Viva a liberdade religiosa!)
Axé!
Foto: divulgação Pai Paulo de Oxalá
Comments