O tradicional Séjá Ɦʊ̀ɲɗe celebra Gbèsèn e Sóɠɓó
Foto: Gbèsèn e Sóɠɓó – arte Pai Paulo de Oxalá
Terreiro tem mais de um século e meio de existência
O tradicional Terreiro Zógɓoɖo Malé Bògʊ́ɲ Séjá Ɦʊ̀ɲɗe, matriz do Jeje Maɦiɲ no Brasil, é sediado desde 1858 no Município de Cachoeira, no Recôncavo Baiano. Também conhecido como Roça do Ventura, o Terreiro está em festa neste mês de junho. No Próximo dia 23 de junho será o ritual do ‘Bǎɗèƙʊ̀ɲ wéwé’ (milho branco ou canjica) do Ʋòɖʊ́ɲ Gbèsèn. Nesse ritual, a Đòɲʊ́ɲ (comidas ou oferendas brancas) predominam no xwè-ƙwè (casa, terreiro).
Gbèsèn também é chamado de Đangbé (a serpente da vida) e um dos seus símbolos é o arco-íris. Ele é o Ʋòɖʊ́ɲ responsável pela força que faz o nosso planeta girar no espaço, por isso é representado por uma cobra engolindo a própria cauda. Ʋòɖʊ́ɲ Gbèsèn é o Senhor da Nação Jeje.
Sua invocação é: Míkpá Aɦò Bòbòy Ʋòɖʊ́ɲ Gbèsèn! (Salve o grande senhor das águas supremas!)
Antecedendo o ritual da ‘canjica de Gbèsèn’, no dia 22 de junho (sábado) acontecerá o ‘Zǎɲɖɦó’ (Zandró), que é um ritual onde os Vòdúns e os ancestrais são invocados para receberem suas oferendas.
Já abrindo a madrugada do sábado, 29 de junho, acontecerá Zoɖaɦɔ̀ Sòɠɓó, ou seja, o ritual do grande fogo ou da fogueira de Sòɠɓó. Sòɠɓó é da família de Ɦɛ̀víosò e Aƙóɦʊ́mɓɛ̀. Sòɠɓó é ligado ao prestígio e à justiça. Ele usa o Ɦòɲòɠò (coroa), o Sosíoví (chocalho sagrado) e o Soƙƥé (machado do raio). Sua invocação é: Mìƙƥá Ʋòɖʊ́ɲ Sòɠɓó Zo! (Salve o senhor do fogo!)
Em fɔ̀n:
Ɲu ɓlɔ ƙʊ nyǐ wa àɖe ázɔ ɖo sí!
(Enquanto existir o arco-íris no céu, existirá cobra no chão!)
Àcɛ! (Axé!)
Serviço:
Azǎɖiúɖju Ayiɖósùɲ (Festas de junho) do Séjá Ɦʊ̀ɲɗe:
22 de junho às 20h, Zandró.
23 de junho às 20h, Canjica de Gbèsèn.
29 de junho às 00h, Fogueira de Sòɠɓó.
Local: Terreiro Zógɓoɖo Malé Bògʊ́ɲ Séjá Ɦʊ̀ɲɗe
Rua Benjamim Constant, casa 2, Cachoeira / BA.
Comments