O senhor das lutas e das conquistas influenciará nas emoções
Astral bom para comunicação e negócios
Ògún é o Orixá da guerra, respeitado pelos yorubás, por ser o defensor da liberdade e da vida. Por isso, sua saudação é: Ògún ìyè (Ogum é vida!)
Antes de conquistar os sete vilarejos que existiam em volta da cidade de Ìré na Nigéria, Ògún, foi um grande caçador e também conhecedor dos segredos das colheitas. Foi daí que o iṣu (inhame), passou a ser seu alimento sagrado, pois só ele sabia exatamente como cultivá-lo.
Por ser o Orixá dono do ferro, Ògún é representado pela Owú (bigorna).
Seu dia de culto é a terça-feira, que é um ótimo dia para se tomar decisões.
As cores de Ògún são o verde e o azul rei, que simbolizam satisfação e atraem viagens.
Na Bahia, Ògún era correlacioando a Santo Antônio. No Rio de Janeiro o santo casamenteiro e relacionado a Exu.
Ògún representa a independência e a individualidade.
Por ser aguerrido, Ògún nos desperta o destemor, a competitividade, e também potencializa a nossa capacidade de lutar pelos nossos objetivos, nos proporcionando foco e energia para seguirmos em frente.
A força estratégica de Ògún nos faz enxergar as saídas nas mais difíceis situações.
Os filhos de Ògún são enérgicos e impulsivos. Não desistem fácil de seus propósitos, a não ser que apareça algo mais interessante.
Triunfam nos momentos difíceis, porque sabem lidar bem com as adversidades.
São ótimos de papo, sendo francos ao extremo. Costumam mudar de humor com facilidade, podem partir para a briga repentinamente.
Na saúde devem ter atenção com o fígado e os rins.
Magia para união:
Cozinhe um inhame do Norte e parta-o ao comprido, com uma faca de plástico ou madeira. Escreva o nome da pessoa amada a lápis, com o seu por cima, num papel branco. Coloque este papel no meio do inhame e cubra os nomes com pemba azul ralada e mel. Amarre o inhame com fita azul e coloque-o no fundo de um vaso de planta. Cubra com terra e plante em cima uma muda de espada de São Jorge. Deixe este vaso dentro de casa e faça seus pedidos a Ògún.
Pergunte ao Pai Paulo:
E-mail de Vanda Conceição: Pai Paulo é verdade que faz mal acender vela para Exu dentro de casa?
Resposta: partindo do princípio que Exu tem luz e nos ajuda a vencer o mal, não vejo problema. Porém, se deve ter cuidado ao acender velas em casa para não causar acidentes.
Faça sua pergunta pelo e-mail: paulodeoxalla@gmail.com
Ilustração: Ògún em luta - Pai Paulo de Oxalá
Comments