top of page
Buscar
Foto do escritorPaulo de Oxalá

O senhor da realização comanda o astral da semana


Semana boa para cuidar da espiritualidade


Òrìṣà Olúfọ́n, (divindade, e senhor da cidade de Ifọ́n), é uma denominação que Ọbàtálá ganhou nesta cidade que fica localizada no Estado de Kwara, da Região Noroeste da Nigéria. Em Ifọ́n, Ọbàtálá é cultuado juntamente com Yemòwo, divindade feminina responsável pela família.


Aqui no Brasil, Òrìṣà Olúfọ́n passou a ser chamado de Òṣàlúfọ́n (Oxalufon ou Oxalufan). Seu culto é associado a compreensão e aos conhecimentos ancestrais.


Oxalufan é o velho sábio, que comanda princípios indispensáveis para uma boa conduta de vida, como: ética, moral e espiritualidade.


Ele faz parte das divindades funfun (que usam a cor branca). A cor branca representa a harmonia e atrai tranquilidade.


Por ser um senhor, que aparenta dificuldade para andar, Oxalufan apoia-se no seu cajado sagrado, denominado de Ọ̀pá ṣóró.


Oxalufan gosta como oferenda do àkàsà oyin (mingau de milho branco enrolado na folha da bananeira, regado com mel de abelha).

Seu dia de culto é a sexta-feira, que é um bom dia para se dedicar a fé.


Os filhos de Oxalufan são tranquilos, respeitáveis e reservados. Por terem uma força de vontade inquebrantável, dificilmente desistem de seus objetivos. São pacientes e resignados, porém devem dosar a teimosia.


No jogo de búzios Oxalufan fala através do Odù Òfún. Pelo lado positivo Òfún representa estabilidade financeira, e longevidade. Pelo lado negativo ele representa reputação manchada e cirurgias às pressas. Quando este Odù cai no jogo é caminho de Ẹbọ Ìlera (oferenda para a saúde).


Magia para harmonia no lar:

Pegue pela manhã, dois pedaços de algodão e pingue em cada um uma gota de água de melissa. Depois, deixe-os por uma hora atrás da porta principal, mentalizando seus pedidos a Oxalá. A seguir, despache os algodões aos pés de uma árvore bonita e sem espinhos.



Pergunte ao Pai Paulo:

WhatsApp de Igor Mendonça: Pai Paulo é preciso acender velas em todas as oferendas?


Resposta: não Igor, nem todas as oferendas precisam de velas. Por exemplo: as oferendas realizadas a luz do dia. O sol é uma luz divina. Então, não há necessidade de vela nesse caso.



Faça sua pergunta pelo WhatsApp(21) 99400-7107 ou pelo e-mail: paulodeoxalla@gmail.com

Foto: Òṣàlúfọ́n (Oxalufan) - Pai Paulo de Oxalá







13 visualizações0 comentário

Comentários


WhatsApp-icon.png
bottom of page