O axé e a fé das sextas-feiras sagradas
Culturas e religiões se unem no dia mais espiritualizado
Para os católicos, a Sexta-feira da Paixão ou Sexta-feira Santa representa a morte de Jesus, enquanto para os adeptos das religiões de matriz africana todas as sextas-feiras são dedicadas à Oxalá, o Orixá da vida e da paz.
Seguindo a tradição de antigos sacerdotes que reverenciavam Oxalá, e também consideravam a Sexta-feira Santa católica, muitos atuais seguidores de terreiros nesse dia, usam branco, se unem em rezas e realizam um ritual de proteção denominado ‘Kura’.
Se observarmos, independente das associações de culturas e crenças, o mais importante desse momento é a percepção da poderosa energia de fé sentida por todos nesse dia. Essa fé une a todos num fortalecimento espiritual.
Além das orações, esse momento também é válido para reflexões e também para se repensar nas suas ações não só com o próximo, mas também com você mesmo. Ser mais amor e menos crítico. E, sobretudo, saber perdoar e superar o passado.
E para aproveitar esse dia, que é repleto de força sagrada, aqui está uma oração que pode ser rezada a qualquer instante!
Oração a Oxalá
Grande Orixá, neste dia te peço força e sabedoria.
Faça-me olhar o mundo com olhos de amor; ser paciente, compreensivo e prudente.
Senhor da pureza cerra meus ouvidos para a calúnia e guarda minha língua da maldade.
Que eu seja alegre, pratique a bondade e que todos quantos se achegarem a mim, sintam a tua presença e a tua paz.
E ṣe e Bàbá; Epà Bàbá Òrìṣà Ńlá!
Que a paz de Oxalá esteja hoje e sempre, na vida de todos vocês!
Axé!
Foto: Oxalá e Jesus ilustração Ramasés
Comments