O astral de Òṣùmàrè contribuirá na motivação
Conheça a força contida nas sete cores do arco-íris
Òṣùmàrè (Oxumarê) é originário de terras Mahin do antigo Dahomé, onde seu nome original é Ʋòɖʊ́ɲ AíɗǎɲꞪwɛ́ɗó ou ɲyǐ alɛ (o arco-íris sagrado). Seu culto foi levado para a cidade yorubá de Ọ̀yọ́, onde recebeu o nome de Òṣùmàrè.
Oxumarê é o Orixá da motivação e da transformação.
Ele é representado pela Ejò mímọ́ (serpente sagrada).
Seu dia de culto é a segunda-feira, junto com seu irmão Ọmọlu, e sua mãe Nàná.
Suas cores são o verde e o amarelo que simbolizam estabilidade e atraem riqueza.
Oxumarê gosta como oferenda do ẹyin pẹ̀lú oyin (ovo com mel).
Oxamarê governa elementos oposto como o movimento e a estabilidade. Essa característica, reforça seu poder de lidar com a duplicidade e a renovação.
A serpente de Oxumarê é responsável pelos movimentos da terra no espaço, por isso ele também rege a continuidade e transformação da vida em nosso planeta.
O arco-íris de Oxumarê, contêm a força dos quatro elementos principais da terra: água, terra, fogo e ar, que está unida aos três poderes divinos: Olódùmarè, Ọbàtálá e Ọ̀rúnmìlà. Essa grande ligação, fez de Oxumarê um conhecedor dos mistérios da vida, por isso seus sacerdotes são grandes orientadores através dos oráculos sagrados.
Oxumarê é também ligado às águas, especialmente aos rios, e muitas vezes é chamado de ‘senhor das águas’. Ele é considerado um intermediário entre o céu e a terra, e capaz de conectar diferentes planos de existência.
O filho de Oxumarê é sereno, mas com momentos surpreendentes de muita impulsividade e euforia. Sua extraordinária inteligência que é exercitada desde criança, é usada também no intuito de entender as atitudes das pessoas.
No jogo de búzios, Oxumarê é representado pelo Odù Ìká, que na parte positiva simboliza espiritualidade e vitórias. Já na parte negativa, ele indica vingança e falsidade. Quando cai no jogo este Odù, ele motiva Ẹbọ para afastar ciladas.
Pergunte ao Pai Paulo:
WhatsApp de Nádia Mirna: ela quer saber a diferença entre sacudimento e Ẹbọ?
Resposta: Ẹbọ é uma palavra yorùbá que significa oferenda, mas que aqui no Brasil passou a ter a interpretação também de trabalhos, ou até mesmo do que chamamos de sacudimento, que é um termo mais usado pelos sacerdotes de Umbanda.
Explicando: um Ẹbọ ètùtù, é um Ẹbọ completo, leva quase tudo que a boca come, e mais as ervas para sacudir, ou passar no filho. Já o sacudimento na Umbanda, entram poucos grãos e muito mais folhas.
Faça sua pergunta pelo WhatsApp(21) 99400-7107 ou pelo e-mail: paulodeoxalla@gmail.com
Foto: Òṣùmàrè por Pai Paulo de Oxalá
Comentários