top of page
Buscar

No culto aos Orixás não há demônios

Foto do escritor: Paulo de OxaláPaulo de Oxalá

Atualizado: 26 de fev.


Foto: Mulher falando sobre pratos vazios – IA



É feio falar daquilo que lhe serviu

 

O culto aos Orixás está conectado à natureza, pois são eles que conduzem as forças vitais do Ayé (Terra). Eles representam os elementos essenciais da existência — o vento, a água, o fogo e a terra — e, através da emanação dessas energias, nos guiam, protegem, e nos fortalecem diante das adversidades.

 

Nós, das religiões de matriz africana, não cultuamos o que o cristianismo chama de demônio, figura que, dentro da lógica cristã, representa o mal absoluto. Nossas tradições são fundamentadas no amor, na ética e na fé ancestral, e é lamentável ver pessoas que desconhecem nossa espiritualidade propagarem falas equivocadas e oportunistas. Sofremos preconceito, perseguição e intolerância por causa de um personagem que sequer faz parte do nosso culto.

 

Quanto ao samba e às escolas de samba, suas raízes estão nos terreiros, e sua existência é sinônimo de resistência, fé e cultura. Como disse o carnavalesco e apresentador Milton Cunha em entrevista ao jornal O Globo: “Escola de samba é filha, tributária do batuque. Gostem ou não, meu amor.”

 

É curioso perceber como tantas pessoas que hoje tentam desqualificar o carnaval já se beneficiaram dele. Quantas figuras irrelevantes ou esquecidas se reinventam às custas da folia, tornando-se musas e musos graças à força das escolas de samba! Essas mesmas escolas, além de exaltar os Orixás, defendem a fé que nos foi trazida por reis e rainhas africanos que sofreram para que hoje conhecêssemos a grandeza dessas divindades.

 

As comunidades das escolas de samba são berços de religiosidade, abrigando Babalorixás, Yalorixás, Ogans, Ekedes e inúmeros filhos e filhas de santo. Portanto, por que certas pessoas se acham no direito de falar sobre aquilo que desconhecem? Por que atacam nossa fé enquanto ignoram o papel fundamental que as religiões afro-brasileiras desempenham na cultura, na arte e na identidade do nosso povo?

 

O verdadeiro mal está na intolerância, na ignorância e na falta de respeito. E, contra isso, seguimos firmes, dançando, cantando e celebrando a herança dos nossos ancestrais.


Portanto, é feio falar daquilo que lhe serviu.

 

Axé para todos!

 
 
 

Comments


WhatsApp-icon.png

Todos os Direitos Reservados a Paulo de Oxalá

R. das Laranjeiras, Rio de Janeiro - RJ

+55 (21) 2556-9009

+55 (21) 99400-7107

paulodeoxala@uol.com.br

Tags: Babalorixá, Simpatia, Búzios, Tarot e numerologia

  • Instagram ícone social
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Basic Square
bottom of page