Neste domingo acontece em Sepetiba o Festival Axé Mulher 2024
Evento celebra a mulher, a cultura e a resistência
Neste domingo, 10 de março, a partir das 13h, acontece no Clube Recôncavo, de Sepetiba, a quinta edição do evento ‘Axé Mulher’, coordenado pela Mãe Manu da Oxum.
Mãe Manu dirige o TUTPC - Templo de Umbanda Tsara Paixão Cigana, em Guaratiba e conta que o ‘Axé Mulher’ surgiu da necessidade da valorização das mulheres. Segundo Mãe Manu, o evento não prioriza apenas a religiosidade e a cultura afro brasileira, mas também segmentos que valorizam artistas, que promovem cultura e tradições coletivas.
Quem também ajuda Mãe Manu na organização do Axé Mulher é sua mãe carnal, Mãe Zezé do Ogum, e sua filha, Mãe Rebeca da Oxum, junto com os médiuns do TUTPC.
O apoio é do Coletivos Águas do Amanhã, Presente Yemanjá de Sepetiba, Humpame Kuban Bewa Lemin, Onikojá, Procissão de Santa Sara Kali de Guaratiba, Melodias de Terreiros, Secretaria de Inclusão e Diversidade Religiosa, Equipe de Marketing do Instituto Bia, Taty e Luiz Oliveira Photos.
Com uma programação bem diversificada, o Axé Mulher 2024 traz como atrações: a cantora Juliana D Passos, o Povo da Lyra, Mãe Manu da Oxum, Carlinhos de Xangô, Grupo Cultural Oyó, Juju Ferreira e Didi Assis.
Também haverá as apresentações de dança de Maria Ramírez, Cristiane Hamuche, Dofono Fábio de Oyá (Presidente Onikojá), Camila Meireles, Luciana Brito e suas alunas do Instituto Axé Mulher.
Ainda na programação, a influenciadora Rhai Xavier recitará um monólogo.
Pẹ̀lú ìgbóyà àti ìfaradà àwọn obìnrin yípadà aláìṣeéṣe ní àkó.
(Com coragem e resiliência, as mulheres transformam o impossível em realidade).
Axé!
Foto: Axé Mulher 2024 - divulgação
Commentaires