top of page
Buscar
Foto do escritorPaulo de Oxalá

Na semana do aniversário da Umbanda, Oxóssi reina suntuoso


Foto: Oxóssi, o rei da floresta - reprodução



Caçador tem presença expressiva no jogo de búzios

 

Nesta semana, celebramos os 116 anos de fundação da Umbanda, religião que ganhou o mundo no dia 15 de novembro de 1908, quando o Caboclo das Sete Encruzilhadas, manifestando-se através do médium Zélio Fernandino de Moraes, anunciou uma nova vertente de fé, que ele denominou de Umbanda. Esta religião integra elementos das tradições africanas, indígenas e do catolicismo e tem como chefe da falange dos Caboclos Ọ̀ṣọ́ọ̀sí (Oxóssi), o poderoso Orixá caçador, guardião das florestas, símbolo de prosperidade e respeito à natureza.

 

A origem de Oxóssi e seu nome

 

Oxóssi é originário da cidade de Ìkijà, cujo rei é o Akijà. Ọ̀ṣọ́wasì foi morador de Ìrémàn (Iremã, região de Ifẹ̀) e se tornou Ọ̀ṣọ́ọ̀sí quando o rei Ọlọ̀fìn Odùdúwà e o povo da cidade de Ifẹ̀ o aclamaram como Ọ̀ṣọ́ọ̀sí Ọ̀ṣọ́tókanṣoṣo (Oxotokanxoxô - o guarda popular e caçador de uma só flecha), após ele ter exterminado o terrível pássaro do mal das Ìyámi ńlá àjẹ́ (As grandes mães feiticeiras). Seu culto foi levado pelos yorubás Arò para a cidade de Kétu, onde o Alákétu o instituiu como Òrìṣà Arákétu (Orixá do povo de Kétu). Graças ao culto a Ọ̀ṣọ́ọ̀sí, Kétu prosperou e se tornou alvo de cobiça dos povos fon, que declararam guerra ao rei daquela cidade. Kétu foi invadida e dominada pelos fon, que transformaram os habitantes em escravos, vendendo-os para os portugueses, que, à época, colonizavam o Brasil. Com isso, muitos sacerdotes de Ọ̀ṣọ́ọ̀sí vieram para o Brasil e fortaleceram o culto desse Orixá em terras brasileiras. Por essa razão, Oxóssi é reverenciado como o Orixá Rei do Candomblé de Kétu em nosso país.

 

A sabedoria do grande caçador

 

O grande caçador nos ensina a viver em harmonia com o meio ambiente, buscando com precisão nossos objetivos e protegendo a vida. Seu conhecimento sobre a fauna e a floresta ecoam nos quatro cantos do mundo, pois valoriza a cura e o cuidado com o sagrado através dos elementos naturais.

 

Oxóssi é símbolo de liberdade e precisão. Com sua flecha certeira, ele ensina a buscar objetivos com coragem e decisão, rejeitando indecisões. Protetor da prosperidade e da independência, ele inspira liderança justa e respeitosa. Seus filhos e seguidores honram esses valores, promovendo harmonia e liberdade, guiados pela sabedoria do grande caçador.

 

No Candomblé, Oxóssi é associado à cor azul, símbolo de compromisso, enquanto na Umbanda é reverenciado com o verde das matas. Suas oferendas variam: no Candomblé, ela aceita amendoim torrado com rapadura; já na Umbanda, frutas com espigas de milho. Seu símbolo, o Ọ̀fà (arco e flecha), representa sua força e precisão. Cultuado às quintas-feiras, Oxóssi é o Orixá da fartura e concentração.

 

Oxóssi no jogo de búzios

 

A presença de Oxóssi no jogo de búzios é muito expressiva, pois ele fala através do Odù Ọ̀bàrà, que é um Odù que traz mensagens sobre progresso, sucesso e desafios intelectuais.

 

Quando Ọ̀bàrà aparece de forma positiva no jogo de búzios, ele indica que o caminho está aberto para conquistas e realizações nos negócios e em questões materiais, abençoado pela energia de Oxóssi. Esse é o momento em que Oxóssi orienta sobre a melhor maneira de agir para alcançar prosperidade e fartura, ensinando a importância de manter o foco e a determinação, como ele faz com sua flecha certeira.

 

Contudo, quando Ọ̀bàrà se manifesta de forma negativa, ele alerta sobre desequilíbrios em Orí, a cabeça ou o espírito. Neste caso, Oxóssi indica a necessidade de buscar clareza e alinhamento, sugerindo um Ẹbọ (oferenda ritual) para equilibrar a mente e fortalecer a determinação. Esse aspecto reforça o poder de Oxóssi como guia espiritual, que usa o jogo de búzios para mostrar onde se encontra a raiz dos obstáculos e como superá-los com sabedoria.

 

Por meio do jogo, Oxóssi nos ensina a mirar nossos objetivos com precisão, sem dispersão, sempre em harmonia com nosso propósito.

 

Para ter uma orientação precisa, como a ajuda de Oxóssi, é sempre recomendada a consulta ao jogo de búzios, que pode oferecer direcionamentos específicos com base nas energias individuais dos seus odús. As informações são obtidas pelo WhatsApp (21) 99400-7107.

8 visualizações0 comentário

Comentários


WhatsApp-icon.png
bottom of page