top of page
Buscar
  • Foto do escritorPaulo de Oxalá

Mãe Meninazinha, a guardiã do legado de Ìyá Davina


Criado há 23 anos para homenagear a importante Yalorixá Davina de Omolu, primeira filha de santo do conhecidíssimo Babalorixá Procópio de Ogunjá, o Museu Memorial Iyá Davina, foi reinaugurado em maio, por Mãe Meninazinha de Oxum, neta ilustre de Ìyá Davina.


O Memorial reúne um acervo de objetos sagrados e de uso rotineiro, fotografias e documentos guardados pela matriarca, configura-se também como uma importante coleção etnográfica para pesquisa e preservação da memória dos povos de matriz africana.

Reconhecido como o primeiro museu memorial do gênero no estado do Rio de Janeiro, o Museu Memorial Iyá Davina possui um acervo com mais de 120 itens inventariados e recebe, desde então, a atenção das comunidades tradicionais afro brasileiras das mais variadas partes do país, além de estudantes, pesquisadores e turistas. A instituição museológica é registrada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e se apresenta como uma das únicas opções de museus da região metropolitana do Rio.


Maria do Nascimento, ou Mãe Meninazinha de Oxum, como é conhecida, é uma das mais importantes referências do Candomblé, e está completando hoje, 84 anos.


Parabéns Ìyá Meninazinha pelo aniversário! Que a senhora continue sendo abençoada hoje e sempre! Ìyẹ̀dun o! (Feliz Aniversário!) Àṣẹ ooo!!!!!!!!!!!!!


Serviço:

Museu Memorial Iyá Davina, localizado no Ilê Omolu Oxum. Rua General Olímpio da Fonseca, 380, São Matheus, São João de Meriti/RJ.



16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp-icon.png
bottom of page