top of page
Buscar
  • Foto do escritorPaulo de Oxalá

Museu da República recebe peças sagradas das religiões de matriz africana


Hoje pela manhã, o Museu da República recebeu líderes das religiões de matriz africana, para a assinatura e recebimento das peças sagradas, que foram apreendias no século 19 pela polícia Civil do Rio de Janeiro.


Foram recebidas mais de 300 peças que estavam em poder da polícia há mais de um século.

Desde então, a luta do povo do santo para reaver essas peças foi intensa que em 2017 com o movimento Liberte Nosso Sagrado procurou o MPF para denunciar que o acervo estava armazenado de forma inapropriada no Museu da Polícia Civil, no centro do Rio de Janeiro e tinha uma conotação pejorativa de "Coleção Magia Negra" o que é ofensivo às religiões afro brasileiras.


Uma das líderes do movimento é a Yalorixá Meninazinha da Oxum e também Mãe Nilce Naira que arregimentaram várias lideranças em prol da luta para que os objetos sagrados tivessem um lugar adequado e de fácil acesso ao povo do santo.

Roberto Braga ou Tata Luazemi falou da importância desse momento: “a vitória é de todos que professam as religiões de matriz africana, pois são mais de 100 anos que essas peças sagradas estavam em poder da polícia”.

Entre muitos líderes religiosos presentes que assinaram a ata de recebimento das peças, estavam: o Babalorixá Adailton Moreira, Pai Mauro de Odé, Mãe Palmira de Yansã, Ìyá Doyá e Mãe Flávia Pinto.


Também esteve presente o procurador do Ministério Público Federal Dr. Júlio Araújo.

Èniyan ìsokan ní agbára fún pakọ èyíkèyìí ìjagun!

(Um povo unido tem a força para vencer qualquer batalha!)


Axé!

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp-icon.png
bottom of page