Marquinhos de Oswaldo Cruz e Tia Surica celebram a nova fase da Feira das Yabás
Feira das Yabás chega ao CCBB
Comidas típicas afro-brasileiras e muito samba fazem parte do cardápio da Feira das Yabás.
Na língua yorùbá: Àwọn Àyaba (As Mães Rainhas; é uma reverência usada para homenagear as divindades femininas, Yemanjá, Oxum, Yansã, Obá e Ewá), que fazem parte de antigos ritos da ancestralidade africana, ligados ao acolhimento materno, tão importante para o crescimento e a perpetuação familiar.
E é exatamente em um grande ambiente ao ar livre, aconchegante e convidativo as famílias, que a Feira das Yabás, criada em 2008, por Marquinhos de Oswaldo Cruz, e que se tornou tão importante, e que foi declarada ‘Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro’ em 2018, chega nesse sábado, 16 de setembro, ao CCBB-Centro Cultural do Banco do Brasil.
Marquinhos de Oswaldo Cruz está muito feliz pela realização da Feira, em uma das maiores Instituições de cultura do país.
“Estou muito feliz em trazer a Feira Das Yabás para o CCBB, pois é como reocupar, através da cultura, os removidos do Centro da Cidade Maravilhosa, território sagrado para essa população, pois a Feira das Yabás é uma espécie de síntese da cultura diaspórica, que desaguou nos subúrbios, onde naqueles quintais se vive a vida em sua totalidade, numa junção do sagrado e profano em que; respeitando as diferenças, todos são como irmãos. Costumo dizer que a Feira das Yabás, é a junção dos quintais suburbanos numa Praça".
Outra que está feliz com esse novo momento da Feira é Tia Surica:
“Fico feliz pois, é uma nova fase que começa para Feira. O CCBB é um lugar imponente, e receber uma Feira Cultural bem popular como é a Feira das Yabás é motivo de comemoração. Vou me apresentar cantando e homenageando, Candeia, Paulinho da Viola, Ivone Lara e o Manassés, para o qual eu gravei um CD tributo só com músicas dele”.
Sọdọ̀tun mú dájú ọjọ́ iwájú! (Renovar é garantir o futuro!)
Axé!
Serviço:
Feira das Yabás no CCBB-Centro Cultural Banco do Brasil. Área externa-Praça da Pira. Sábado, 16 de setembro, a partir das 12h. Rua Primeiro de Março 66 - Centro/Rio de Janeiro.
13h: Roda de conversa com a atriz e poetisa Elisa Lucinda.
14h: Show de Marquinhos de Oswaldo Cruz com sua Banda e convidados. Participação especial de Tia Surica, Matriarcas do Samba e Velha Guarda do Império Serrano.
Fonte: Mattoso Vinicius Produções Artísticas
Foto: Marquinhos de Oswaldo Cruz e Tia Surica - divulgação
Commentaires