Maria Rita lança EP ‘Desse Jeito’ louvando o Candomblé
Para comemorar 20 anos de carreira, Maria Rita estreará como compositora no Rock in Rio e está lançando o EP ‘Desse Jeito’, com sambas louvando os Orixás.
Em entrevista ao G1, Maria Rita falou sobre o encontro com a fé no Candomblé onde definiu como: ‘incrível e revolucionário.’
“É um alívio não me sentir mais tão desamparada e sozinha sobre tantos aspectos. O Candomblé me permitiu entender a fé. Sou uma sobrevivente de inúmeras situações, da perda de uma mãe… Começou a ficar confuso aos quatro anos de idade, então você vê 41 anos de confusão mental, de solidão, de abandono, de uma série de desafios”.
Lembrando que Maria Rita é filha da cantora Elis Regina (1945-1982) com o músico e produtor César Camargo Mariano.
Sobre os sambas com referências aos Terreiros de Candomblé no EP ‘Desse Jeito’, Maria Rita falou:
“Existe o entendimento do que o terreiro do samba e o terreiro do Candomblé têm a mesma raiz, mas por que eu caí nisso? Não vou ter como explicar, é só uma questão absolutamente espiritual. Nada mexe mais comigo do que o grave do batuque, grave da pele de couro do surdo, aquele banjo que vem, a divisão, é um negócio….” diz empolgada.
Os Terreiros de Candomblé sempre foram frequentados por grandes personalidades. No passado, Pai João da Goméia e Mãe Menininha do Gantois recebiam desde Presidente da República, como Getúlio Vargas e artistas, como Dorival Caymmi e Angela Maria, até intelectuais, como Jorge Amado e Zélia Gattai.
Pai Celinho do Ilé Àṣẹ Ọbalúwáiyé Jàgún acha muito importante quando uma celebridade assume de fato a fé no Candomblé!
“É muito importante quando uma pessoa pública assume a fé nos Orixás, pois contribui para o reconhecimento da nossa religião! Eu relato, por experiência, que artistas quando procuram um Terreiro, eles buscam um amparo para a fé! O dia a dia deles já é glamour, então eles estão em busca de humildade, de respeito ao sagrado. Por isso, ressalto a importância desse reconhecimento por parte deles, por eles serem formadores de opiniões.”
Ìgbàgbọ́ jẹ ki aláìṣeéṣe dé! (A fé faz o impossível acontecer!)
Axé!
Fontes: G1 Entretenimento e site Paulo de Oxalá
Comments