Maria Beatriz Nascimento é nome de palco na Feira Aquilombar

Foto: Palco Maria Beatriz Nascimento na Feira Aquilombar - divulgação
Evento acontece nos Arcos da Lapa de 30 de novembro a 1º de dezembro
A Feira Aquilombar, um evento dedicado à celebração da cultura afro-brasileira, acontece neste final de semana, de 30 de novembro a 1º de dezembro, nos Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro. Gratuita e repleta de atividades, a feira é uma homenagem ao Novembro Negro, destacando o empreendedorismo quilombola como um pilar de transformação social.
Neste ano, o palco principal leva o nome da historiadora, ativista, poeta e roteirista Maria Beatriz Nascimento, uma referência na luta pelos direitos quilombolas e na valorização da cultura negra no Brasil. Nascida em Aracaju, Sergipe, e formada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Maria Beatriz deixou um legado cultural inestimável até sua morte, em 1995.
Valorizando os empreendedores quilombolas
A Feira Aquilombar contará com mais de 30 empreendedores quilombolas, capacitados pelo Sebrae Rio em gestão empresarial, que apresentarão seus produtos e talentos em um evento que vai muito além do comércio. O público poderá desfrutar de espaços dedicados à gastronomia típica, moda, artesanato e beleza, além de uma rica programação cultural com debates, palestras, desfiles e apresentações artísticas.
Segundo Larissa Passos, analista do Sebrae Rio, eventos como a Feira Aquilombar são cruciais para oferecer visibilidade e oportunidades aos empreendedores negros:
“Sabemos que empreendedores negros enfrentam desafios maiores no mercado. A Feira Aquilombar não apenas celebra a cultura afro-brasileira, mas também promove um ambiente de fortalecimento e transformação social.”
Apoio e Impacto
Organizada pelo Sebrae Rio em parceria com a Associação Estadual das Comunidades Quilombolas do Estado do Rio de Janeiro (Acquilerj), a Feira conta com o apoio de importantes instituições como a Fundação Palmares, o Ministério da Igualdade Racial, da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e também da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
O estado do Rio de Janeiro possui 53 comunidades quilombolas, abrigando cerca de 20,3 mil pessoas. Este evento fortalece os laços entre essas comunidades e a sociedade, promovendo um diálogo sobre história, cultura e empreendedorismo negro.
Serviço
Local: Arcos da Lapa, Rio de Janeiro
Data: 30 de novembro e 1º de dezembro
Horário: Das 10h às 17h
Entrada: Gratuita
Programação:
Espaço Aquilombar: Venda de produtos de beleza, artesanato e moda.
Espaço Alimentação: 1º Circuito Gastronômico Quilombola do Rio de Janeiro, com pratos típicos.
Espaço Memória Quilombola: Preservação da história e cultura afro-brasileira.
Palco Maria Beatriz Nascimento: Debates, palestras e apresentações culturais.
Espaço Passarela Quilombola: Desfile de moda destacando a identidade quilombola.
Não perca esta oportunidade de imergir na riqueza cultural afro-brasileira e apoiar o empreendedorismo quilombola.
Gbéga fún àwọn ésà tí ó kọ orílẹ̀ èdè wa! (Viva os ancestrais que construíram o nosso país!)
Axé para todos!
Comments