Buscar
  • Paulo de Oxalá

Mãe Tereza, o esplendor que vem de Oxalá


No dia 29 de junho de 1931, dia de São Pedro, nascia em Alagoinhas, Thereza de São Pedro. Muito pequena com apenas 8 anos, bolou para o santo no Terreiro de Pai Claudiano de Oxaguian. Aos 12 anos foi iniciada. Aos 17 anos, veio para o Rio e com o falecimento de Pai Claudiano, Mãe Thereza entregou-se aos cuidados espirituais do Pai Zezinho da Boa Viagem, que fez sua obrigação de 50 anos de iniciada em 2010. Pai Zezinho faleceu em 2011.


Mãe Fomo chegou em Miguel Couto nos anos 70. Não existiam tantas casas, era quase tudo barro. Nesse tempo eram poucos Barracões. Lá, que eu lembre, eram: Mãe Fomo na Rua Aymoré e Ìyá Nitinha, atrás, na Rua Tamoio. A casa era de madeira com telhas de barro. Vários Vodúnsis foram daquela época: Dofono de Oxóssi, Fomo de Yemanjá, eu, Dofonitinho de Oxalá, entre outros.


Eu, tenho muito a agradecer a Olódùmarè (Deus) e a Oxalá por ter tido a graça das mãos de Mãe Fomo. Foi iniciado por ela, para Oxalá, ainda naquele Barracão de madeira, em junho de 1976. Portanto, lá se vão 44 anos de bênçãos.


Tive também o privilégio de ver Mãe Thereza reconstruir o Barracão na década de 80 e inaugurar seu grande sonho: o Ilê Axé Palácio de Oxalá. Ela sempre me disse: “meu filho, Oxalá é um Rei, por isso lutei para que meu Pai tivesse o melhor; um Palácio.”


Atualmente, o grande apoio de Mãe Fomo é a Ìyá Damiana, que com a habilidade típica de uma filha de Oxum, conduz o Palácio com maestria.

Ìyá Damiana se diz feliz pelo trabalho: “é uma graça de meu Pai Oxalá e minha mãe Oxum, poder estar junto de minha Mãe levando adiante o nosso compromisso religioso. Assim como minha Mãe, preso qualidade e fé, esse é o meu lema.”


Entre tantos que precisam do seu colo, Mãe Fomo teve as filhas biológicas, ìyá Damiana e a saudosa Cosma. Tem ainda, sete netos e seis bisnetos.


Então, rendendo homenagem deixo registrado aqui, um pouquinho da história de Mãe Thereza de Oxalá, Grande Guerreira e exemplo ímpar no Candomblé, com o esplendor que vem de Oxalá.


Kolofé, família do Ilê Axé Palácio de Oxalá!


Kolofé, Ìyá Temi!

26 visualizações

Todos os Direitos Reservados a Paulo de Oxalá

R. das Laranjeiras, Rio de Janeiro - RJ

+55 (21) 2556-9009

+55 (21) 99400-7107

paulodeoxala@uol.com.br

Tags: Babalorixá, Simpatia, Búzios, Tarot e numerologia

  • Instagram ícone social
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Basic Square
WhatsApp-icon.png