top of page
Buscar
Foto do escritorPaulo de Oxalá

Jornalista conta em livro a história: 'Foi Mulambo quem me deu'


Lançamento será num Terreiro de Ramos

 

Carioca do envolvente Bairro de Ramos, que é conhecido como, o celeiro de bambas, o menino Alessandro Valentim, nasceu em berço umbandista.

Sua mãe e sua avó materna frequentavam um Terreiro de Umbanda, onde ele teve o seu primeiro contato com a religiosidade afro-brasileira.


Nesse Terreiro, o garoto Alessandro, então com sete anos, ganhou os seus primeiros doces de Beijada e Cosme e Damião, e também os cuidados dos primeiros passes (limpeza e energização espiritual feita por Entidades espirituais de Umbanda).


Mesmo sendo uma criança, já tinha seu talento jornalístico aguçado, pois tudo ele transformava em histórias, que eram escritas pela sua avó, que segundo Alessandro, tinha uma letra maravilhosa.


O tempo passou, e por ter sua espiritualidade aflorada, o menino teve que entrar para um Terreiro. Esse fato, foi imediatamente apoiado por sua mãe, que também passou a frequentar o mesmo Terreiro.


Não demorou muito e a Pombagira Maria Mulambo se apresentou em seus caminhos como guardiã e confidente. A missão ao lado da mãe rendeu frutos e fizeram juntos camarinha (iniciação umbandista), no Centro Espírita Templo de Ogum e Caboclo Rompe Nuvem, dirigido por Mãe Carla da Oxum.


Atualmente, Alessandro que é de Oxóssi, e sua Mãe que é de Oxum, dirigem a Tenda de Caridade Vovó Maria Conga da Bahia e Caboclo Pena Branca.


Formado em jornalismo pela UNISUAM, Alessandro trabalhou em assessoria de políticos, artistas e personalidades ligadas a cultura e religiosidade afro.

Seu amor e gratidão pela Pombagira Maria Mulambo, rendeu o livro 'Foi Mulambo quem me deu', do qual Alessandro fala com entusiasmo:

''Meu livro, 'Foi Mulambo quem me deu', é a concretização de um sonho. A inspiração surgiu de muitas perguntas que amigos costumam fazer sobre as Pombagiras. Eu queria explicar melhor para as pessoas quem elas são e como atuam nas nossas vidas. A partir daí a história começou a surgir e desenrolar na minha cabeça, e eu terminei tudo em um mês. Posso dizer que de fato foi Mulambo quem me deu''.


A energia emanada pela Mulambo foi tão estimulante, que Alessandro Valentim, já está preparando sua segunda obra, que vai tratar sobre como Exu alerta seus escolhidos que vivem paixões e relacionamentos complicados. Segundo Alessandro, o trabalho é pautado em exaltar a força de Exu e Pombagira, que são entidades tão mistificadas pelo preconceito.

 

Rárá ṣíwọ́ fi awọn lílá nítorí kọ̀sílẹ̀ lati lá sílẹ̀ wọ ayọ̀(Jamais desista de seus sonhos, pois deixar de sonhar, é abrir mão da felicidade!)

 

Axé!

 

Serviço:

 

Lançamento do livro, 'Foi Mulambo quem me deu'. Sábado, 27 de janeiro, às 14h, na Travessa Machado de Oliveira, 105, Bairro de Ramos /RJ.


Foto: 'Foi Mulambo quem me deu' - Pai Paulo de Oxalá

13 visualizações0 comentário

Comments


WhatsApp-icon.png
bottom of page