João Pedro, o personagem àbíkú de Renascer
O que é àbíkú?
Os yorubás acreditam que existem espíritos que nascem em um corpo, já com um prazo para morrer. Esses espíritos são chamados de àwọn àbíkú (os abikús - os nascidos para morrer, ou os que trazem circunstâncias para morte).
Os abikús podem ser crianças que morrem durante a gestação, assim que nascem, antes de completarem os nove anos de nascimento, ou que a mãe falece durante o parto. Essa criança também é àbíkú, pois ela trouxe a circunstância da morte da própria mãe.
Na novela Renascer, Maria Santa-Santinha (Duda Santos) morre no nascimento do quarto filho, João Pedro (Juan Paiva). Ela sofreu complicações severas, pois a criança demorou a sair do ventre. Após muito esforço, João Pedro finalmente nasceu, mas sua mãe não resistiu e morreu após dar à luz. Maria Santa é enterrada aos pés do jequitibá. Naquele momento, inconformado, José Inocêncio (pai de João Pedro) joga toda a sua raiva no bebê, e passa a rejeita-lo, pois ele acredita que a criança causou a morte da mãe.
O folhetim relata um fato que certamente pode acontecer na vida real. Nesse caso, o personagem João Pedro é um àbíkú, pois seu nascimento trouxe a morte de sua mãe.
Para os yorubás esse tipo de àbíkú recebe nomes como: Àjùkí (o morto viverá) ou Àkújí (o que está morto desperta). Esses nomes têm o intuito de identificar o fato deles serem Abikús, e os impedi-los de morte precoce.
Esses Abikús são ligados aos àwọn Odù (Odus) Òtúrúpòn ou Ogbèògùndá. Eles devem evitar comer carne de ave de rapina e peixe de pele. São inteligentes e alcançam progresso financeiro. O cuidado é com falsidades e injustiças.
Lààyè ìyè! (Viva a vida!)
Axé!
Foto: João Pedro (Juan Paiva) - divulgação TV Globo
Comments