Buscar
  • Paulo de Oxalá

Ivete Sangalo celebra 50 anos com show e muito axé


Nascida na cidade de Juazeiro, interior da Bahia, em uma família de músicos, Ivete Sangalo completa hoje, 27 de maio, 50 anos de vida, e 28 anos de carreira, em um show que será transmitido pela TV Globo e pelo Multishow.


Além da celebração do aniversário de Ivete, o evento faz parte da turnê do seu novo trabalho chamado de: ‘Tudo Colorido’.

Ao longo de sua carreira, Ivete já gravou 300 canções de diversos estilos musicais, mais continua sendo reconhecida como uma das maiores cantoras de músicas de axé, ou axé music do país.


O axé é um gênero musical que surgiu na Bahia, na década de 1980, durante o Carnaval de Salvador, misturando os sons do samba-reggae, frevo, merengue, forró, samba duro, e o Ijexá, que é um toque de vários Orixás do Candomblé.


Como baiana raiz, e filha de Yansã, Ivete sempre exaltou o Candomblé. Em 2013, numa entrevista compartilhada na página Casa de Candomblé declarou:


Repórter - Ivete, como você explica o fato de ser branca, ser do candomblé e ainda assim ser admirada e respeitada?

Ivete Sangalo - : Meu irmão, e não respeitariam porque? Veja bem, você já foi num terreiro? Já ouviu os tambores, já viu a alegria daquela gente? Amo o Candomblé. E de mais a mais, porque eu sou branca na pele, mas sou negra por dentro, parafraseando Verger (Pierre). Porque sou de Yansã e Xangô, porque o Candomblé me traz de volta a um mundo de verdade, de gente de verdade, que ama de verdade, sorri de verdade, canta, goza e chora de verdade e mais que isso, junto dos Orixás. Nada é separado, somos todos um! Antes de mais nada, o Candomblé é uma filosofia. Todos deviam ao menos conhecer e no mínimo, respeitar!


Em 2019, Ivete Sangalo esteve no Terreiro do Gantois em Salvador, para prestigiar o lançamento de um álbum que homenageava Mãe Carmen de Oxalá, num projeto de Gilberto Gil, chamado "Obatalá", que tem canções gravadas por vários artistas, como Alcione, Jorge Ben, Mateus Aleluia, e com a própria Ivete, que junto com Mateus Aleluia canta uma cantiga para Oxaguian.


Essa é a diva Ivete Sangalo, que transborda alegria e muito axé!


Ní ayọ̀ àjọdún Ivete Sangalo!

(Feliz aniversário Ivete Sangalo!)


Serviço:

O "Especial Ivete 50 Anos" irá ao ar na TV Globo, após "Pantanal", hoje, sexta-feira, 27 de maio. No Multishow será a partir de 00h10. O programa terá a apresentação do ator Érico Brás.

5 visualizações0 comentário
WhatsApp-icon.png