IRMAFRO faz reunião dia 30, pautada no Presente de Yemanjá
A celebração da Praia da Bica acontecerá no dia 4 de fevereiro
No próximo dia 30, o Bàbálórìṣà Nando de Òṣàgiyán junto com filhos do Ilé de Jàgún e com o apoio da Coordenadoria da Diversidade Religiosa da Prefeitura do Rio e de várias lideranças das religiões de matriz africana realizará uma reunião em que a pauta é o Presente de Yemanjá de 2024 da IRMAFRO - Irmandade Religiosa de Cultura Afro-Brasileira do Rio de Janeiro, que já teve como presidentes os saudosos Pai Paulo de Ọ̀ṣọ́ọ̀sí e Pai Renato de Ọbalúwáiyé.
Com o falecimento de Pai Renato, em 2021, Mãe Mirian de Ọya assumiu a presidência da Irmafro; Pai Osvaldo Mutalê, a vice-presidência e Pai Nando de Òṣàgiyán assumiu a direção cultural da Irmandade.
Como tradição, o Presente de Yemanjá da IRMAFRO acontece todos os anos na Praia da Bica, na Ilha do Governador/RJ e é, segundo Pai Nando de Òṣàgiyán, uma das comemorações mais importantes do calendário da Instituição Religiosa.
“O Presente de Yemanjá é um grande momento de espiritualidade, amor, fé, união, superação e luta. Aliás, aproveito e parabenizo a todos que realizam ‘presentes e festejos para a Grande Rainha das águas’, pois lutam para preservar uma tradição que promove a fé e fortalece a imagem e a credibilidade das religiões de matriz africana. Por isso, convido a todos para louvarem Yemanjá”!
Axé!
Odò Ìyá!
Salve Yemanjá!
Serviço:
Presente de Yemanjá da IRMAFRO 2024, domingo, 4 de fevereiro, com a concentração no Ilé de Jàgún, Rua Saint Hilaire 60, Bonsucesso/RJ.
12h – Saudação a Exu.
13h – Almoço.
14h – Reunião para os últimos acertos do Presente.
15h – Saída para a entrega do Presente a Yemanjá na Praia da Bica, na Ilha do Governador/RJ. Durante o percurso até a praia serão entoados pontos (cantigas) homenageando a Umbanda.
16h - Chegada na praia.
16h30 - Entrega do barco com os presentes de Yemanjá.
17h - Ṣiré (festejo com cânticos de Candomblé) em louvor a Yemanjá.
18h - Encerramento das celebrações.
Foto: Ilé de Jàgún e Yemanjá - divulgação
Comments