Instituições prestam homenagem às águas do Rio Guandu

Fotos: Celebração no Rio Guandu - Instituto União de Sacerdotes pelos povos Tradicionais Liberdade e Fé
Festividade promove a preservação do maior manancial fluminense
No intuito de preservar às águas do Rio Guandu, responsável pelo abastecimento de água potável para a população da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, acontece no próximo dia, 23 de março, a partir das 9 horas, a Praça do KM 39 em Seropédica a ‘2ª Celebração em Honra às Águas do Rio Guandu’.
O evento, organizado pelo Instituto União de Sacerdotes pelos Povos Tradicionais e pelo movimento social Liberdade e Fé, conta com o apoio de diversas instituições, como a Prefeitura Municipal de Seropédica, o NEMAFRO/UFFRJ – Núcleo Estudantil de Comunidades Tradicionais de Matrizes Africanas e o Instituto Internacional Carta Magna da Umbanda.
A iniciativa tem como principal objetivo sensibilizar a sociedade sobre a necessidade urgente de preservar o Rio Guandu, que abastece milhões de pessoas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. No entanto, sua relevância vai além do fornecimento de água, sendo fundamental para a manutenção da biodiversidade e do equilíbrio ambiental.
Mais do que uma celebração, o evento reforça o papel das comunidades tradicionais na defesa desse patrimônio natural e incentiva práticas sustentáveis para garantir sua proteção. Durante a festividade, os participantes são incentivados a levar seus "Balaios" de maneira ecológica, utilizando materiais biodegradáveis, simbolizando o compromisso com a preservação ambiental.
A celebração também se alinha às homenagens do Dia Nacional das Tradições Africanas e Nações do Candomblé, instituído pela Lei Nº 14.519/2023 e comemorado em 21 de março. Essa data reconhece a rica contribuição da cultura africana para a identidade brasileira e sua luta em prol do meio ambiente.
Todos estão convidados a fazer parte deste ato de respeito e compromisso com as águas do Guandu. Preservar esse manancial é garantir a vida, a cultura e o futuro das próximas gerações.
Ẹni tí ó n fọ omi ṣàn, kì í bọ̀wọ̀ fun ìyè! (Quem desperdiça água, não respeita a vida!)
Axé a todos!
Commenti