Imagem de Yemanjá é restaurada nos 454 anos de Sepetiba

Yemanjá é a mãe dos Orixás e senhora de todas as cabeças, sendo um dos Orixás mais conhecido e reverenciado.
Na África, Yemanjá é cultuada na nascente do rio Ògùn (não é o Orixá guerreiro), por isso sua saudação é Odò Ìyá! (Mãe do rio).
Aqui no Brasil, Yemanjá foi associada ao mar, e é festejada no dia 02 de fevereiro. E foi nesse dia que Anna Laura Valente, Secretária Municipal de Conservação da Prefeitura do Rio de Janeiro, junto com o coletivo do Presente de Yemanjá de Sepetiba, decidiram restaurar a imagem de Yemanjá, que estava deteriorada.
A imagem foi inaugurada em 1976 e está instalada sobre uma pedra dentro d’água, da Orla do Recôncavo. Além de atrair turistas de vários lugares, é venerada pelos religiosos de matriz africana há 27 anos.
Então, graças a essa ação conjunta que a imagem de Yemanjá foi restaurada pelo artista Lucas Ururahy e ganhou um refletor de luz especial.
Não parou por aí! Houve também melhorias no entorno da imagem, como: a recuperação das pedras portuguesas do calçadão e do piso intertravado de blocos de concreto; a limpeza na pedra frontal do oratório de São Jorge; a pintura dos Cavaleiros de Deus e a revitalização do jardim ao seu redor.
A data escolhida para a entrega da obra foi 05 de julho, quando o Bairro de Sepetiba completa 454 anos de fundação.
A coordenadora do Presente de Yemanjá em Sepetiba, Mãe Flávia de Oxum, ressaltou: “Agradeço a todos o empenho, e a Secretária de Conservação Laura Valente, a atenção ao nosso sagrado, e ao nosso Bairro”.
A secretária Laura Valente destacou a importância de iniciativas como essa: “Restaurar monumentos é resgatar a nossa história. A nossa gerente de monumentos e chafarizes Vera Dias, junto com Mãe Flávia, nos apresentaram o restaurador Lucas Ururahy que fez um ótimo trabalho, deixando Yemanjá belíssima. Aproveitamos e revitalizamos todo o entorno”.
Dentre as presenças a reinauguração da imagem de Yemanjá de Sepetiba, destacamos:
Secretária Municipal de Conservação: Ana Laura Valente.
Coordenadores do Coletivo do Presente à Yemanjá em Sepetiba: Flávia de Oxum e Rodrigo de Avimaje.
Membros da comissão: Eloah de Yemanjá, Mãe Manu, Babazinho Rodrigo de Oxalá (Presente Yemonja Sustentável) e Babalawo Kelvin Okana Roso.
Artista local: Lucas Ururahy, responsável pela restauração.
Assistentes: os Vinícius (sendo três com o mesmo nome: auxiliar no restauro, pedreiro e barqueiro).
Interlocutor e coordenador do Afro-Movimente Coletivo de Matriz Africana e do MIR-ZO, Movimento Inter-Religioso da Zona Oeste: Babalorixá Paulo Mendonça.
Coordenadora do Instituto Território Diversos: Elizabeth Manja.
Rede AgenAfro: Bàbá Yangô.
Coordenadores do MIR-ZO Movimento Inter-Religioso da Zona Oeste RJ: Lindalva Cabral e João Henrique.
Grupo Amizade: Claudia.
Turma da Tia Cris: Cristina.
Confraria das Oloyá's: Mãe Fernanda.
Subprefeito da Zona Oeste: Edson Menezes.
Colaboração e imagens: Paulo Mendonça de Xangô e Hélcio Peynado.
Viva Sepetiba e Salve Yemanjá!
Axé!
Comments