Homenagem in memoriam a Tata Fomutinho, em Nova Iguaçu
Atualizado: 15 de out. de 2022
Foi em 25 de dezembro de 1912 que Maria Luiza Sacramento, também conhecida como Ɠaìaƙu Maria Ogorensì, tirou uma ‘Ǎɦàmá Vòɗʊ́ɲ’ (conjunto de iniciados para os Voduns ou divindades Jeje) composta por oito Vodunsis e dois Ogans, do qual fazia parte Antonio Pinto de Oliveira. Ele teve a quarta posição no conjunto, por isso recebeu a denominação de Fomutinho. A iniciação de Antonio Pinto para Ọ̀ṣun foi um caso extraordinário, pois não havia tradição no Séja Ɦʊ̀ɲɗe (terreiro de Candomblé da tradição Jeje) de iniciar homem.
Com o passar do tempo, Antonio Fomutinho fez amizade no Candomblé Angola, o que lhe proporcionou a ser chamado de Tata Fomutinho.
Em 1936, Tata Fomutinho se mudou da Bahia para o Rio de Janeiro, onde fundou o Kwè Seja Nassó, no Bairro de Santo Cristo. Depois, mudou-se para a Estrada do Portela, em Madureira e a seguir fixou-se em São João de Meriti.
Tata Fomutinho tornou-se um ícone Jeje, pois iniciou muitos Vodunsis (filhos de santo), dentre eles: Ɠʊ́mɓoɲo Jorge de Yemanjá, Djalma de Lalu, Belinha de Oxóssi, Đoté Zezinho da Boa Viagem e Esmeralda de Sogbo. Tata Fomutinho faleceu em 1966.
No próximo dia 16 de outubro, o Séja Ɦʊ̀ɲɗe através do célebre Ogan Buda de Bobosa junto com irmãos, irmãs e a Sra Ɦʊ̀ɲgàn Marlizinha D’Ọ̀ṣun e também com convidados e lideranças das religiões de matriz africana, homenagearão in memoriam os 110 anos de iniciação de Tata Fomutinho.
Mìƙƥá Đaɦò Ɲotcɦɛ̀ osíɲ vǐví! (Salve a Grande Mãe da água doce!)
Àcɛ!́ (Axé!)
Serviço:
Comemoração dos 110 anos in memoriam da iniciação de Tata Fomutinho. Domingo, dia 16 de outubro, às 10 h, no Kwè da Sra Ɦʊ̀ɲgàn Marlizinha D’ Ọ̀ṣun, Rua Mariquita 36, Bairro Santa Rita, Nova Iguaçu, RJ.
Fonte: Portal Agen Afro
Comments