Galpão do Engenhão recebe o Povo de Axé
Evento homenageará nações de Candomblé e Umbanda
Carioquíssimo do Bairro Campinho, Rodrigo Gonçalves teve seu primeiro contato com a espiritualidade, aos 14 anos no Terreiro de Dona Jaira em Rocha Miranda. A seguir, frequentou o Templo TAU Brasil, que lhe proporcionou conhecimentos sobre o espiritismo Kardec.
Um dia, Lógun Ẹ̀dẹ, o Orixá dos encantos ao incorporar em um amigo, disse que lhe protegeria, cuidando dele. Em verdade, alí, Lógun previa que Rodrigo iria fazer parte do povo de axé, o aconteceu em 2013, quando foi iniciado para Òṣàgiyán (Oxaguian) e Ọ̀ṣun (Oxum), pela Ìyálórìṣà Márcia Marçal dirigente do Ilé Àṣẹ Ọlúwáiyé Ní Ọya (Ilê Axé Oluaiyè Ni Oyá).
O tempo não para, e Rodrigo de Òṣàgiyán completou seu ciclo de ‘Ọdún orò’ (obrigações religiosas) com o Bàbálórìṣà (Babalorixá) Flávio de Òṣàlá (Oxalá). Pai Flávio é filho do Bàbálórìṣà Oswaldo de Ṣàngó (Xangô) do Àṣẹ Gantois.
Pai Rodrigo de Òṣàgiyán tem o seu Terreiro em Nova Iguaçu no Bairro Lagoinha, e junto com a Ìyálórìṣà Viviane de Ọya, e com o Ogan Douglas Jorge está trabalhando incessantemente no ‘Encontro do Povo de Axé’, que acontecerá no dia 17 de junho, no Galpão do Engenhão no Rio de Janeiro. O evento faz parte do ‘Movimento Awo’, criado por eles no intuito de enaltecer as religiões de matriz africana.
Segundo Rodrigo, dentro do Encontro acontecerá um grande Ṣiré (Xirê – toque festivo com cânticos e danças para os Orixás) de Èṣù (Exu) a Òṣàlá (Oxalá).
“Estamos programando cânticos nos três principais idiomas das etnias que compõem o Candomblé que são: yorubá, jeje e bantu. Com isso, queremos apresentar ao público, a beleza e a diferença dos cânticos dessas etnias. Ao final, iremos louvar a Umbanda cantado para as Entidades. Queremos que todos se sintam acolhidos e homenageados, louvando a nossa ancestralidade em um grande local público.”
Báwo dára kọ orin àti ijó fún àwọn Òrìṣà!
(Como é bom cantar e dançar para os Orixás!)
Axé!
Serviço:
‘Encontro do Povo de Axé’, sábado, dia 17 de junho, ás 19h, no Galpão do Engenhão. Rua José dos Reis- Engenho de Dentro - Rio de Janeiro/RJ.
A organização pede ao público que colabore com a ação do ‘Movimento Awo’ para a população carente, levando roupas e alimentos não perecíveis.
Foto: divulgação ‘Encontro do Povo de Axé’ / Ogan Douglas Jorge, Ìyá Viviane de Ọya e Pai Rodrigo de Òṣàgiyán - Galpão de Engenhão
Comments