Final de ano, momento de pedir bênçãos a Yemanjá
Saiba valer-se da força da grande Mãe
Então chegamos ao final de 2023, e como é tradição em nosso país, nesse momento, muitos recorrem a Yemanjá a grande mãe, senhora de todas as águas, conhecida por nós como a Rainha do Mar.
E falo isso, para contar para os que não sabem, que em sua real origem, Yemọjá (Yemanjá) na África, é cultuada na nascente que dá origem ao rio Ògùn. O que não tem nada a ver com Ògún, o Orixá da guerra. Vejam a acentuação que diferem as palavras na língua yorùbá. Por esse motivo, sua saudação é Odò Ìyá! (Mãe do Rio!) Lá na Nigéria, ela é representada pela imagem de uma mulher negra forte e de seios fartos, chamada de Ọlọ́mú (Senhora de grandes seios). Seu nome origina-se de: Yèyé = mãe, Ọmọ = filhos e Ẹja = peixes. "Yemọjá" (mãe dos filhos peixes).
A grande Ìyá Orí protetora da família
No Candomblé, nós chamamos Yemanjá de Ìyá Orí, mãe das cabeças. Isso se deu pelo fato dela ser mãe de vários Orixás como: Ògún, Ọ̀ṣọ́ọ̀sí, Ṣàngó, Ọ̀ṣun, Ọya, Ọbà e outros. Então, se ela é mãe de vários Orixás, consequentemente ela protege também muitos Oris, e se torna a grande mãe dos Orixás. Por isso, Yemanjá é também considerada como a protetora da família. É para ela que podemos pedir força e saúde para lutar pelos nossos filhos.
Como mãe, ela nos ampara nos protegendo contra todo o mal, e nos direciona de forma segura, nos momentos que precisamos optar, e tomar decisões por escolhas que muitas das vezes são difíceis.
Se você está triste, sentindo-se angustiado, recorra a Yemanjá. Peça para ela que te livre dessa tristeza, e dessa angústia.
Eu vou passar aqui um preceito muito fácil, que com fé funciona muito.
Peguem um punhado de arroz branco, rodem sobre suas cabeças no sentido horário e joguem aos pés de uma árvore. Mas Pai Paulo, Yemanjá não é do mar, das águas? Então, eu digo: para os que estiverem à beira mar. Joguem no mar. O arroz vira alimento dos peixes. E para aqueles que estiverem em um lugar sem mar, mas que tenha árvore, joguem aos pés de uma árvore, afinal de contas, Orixá está em todos os lugares. E vale lembrar que segundo um Ìtàn (Mito) yorubá, Yemanjá criou Obaluaiyê, o senhor da terra.
Por ter uma energia de cuidados, Yemanjá pode nos ajudar ainda a alcançar a tão falada resiliência, necessária no alcance dos objetivos, pois como Orixá, ela está sempre ao lado daqueles que invocam sua presença e sua ajuda.
Peça com fé, acreditando firmemente na sua vitória!
E se você quer saber mais sobre Yemanjá, nesse vídeo aqui, eu falo mais sobre essa amada Mãe Rainha! Axé para todos e um feliz 2024!
Foto: Yemanjá a grande mãe - Pai Paulo de Oxalá
Comments