Filhos de Gandhi do Rio comemora 73 anos com superfesta para Yemanjá
Presidente Ogan Célio Oliveira fala sobre o trabalho do Gandhi
O Afoxé Filhos de Gandhi do Rio foi fundado em 1951 pelo Ogan Encarnação, sob o apoio de lideranças das religiões de matriz africana, de trabalhadores do Cais do Porto e também de moradores dos bairros da Saúde e da Gamboa.
O mais antigo bloco afro do Rio de Janeiro estará comemorando seus 73 anos, e se prepara para os ajustes finais do tradicional Presente de Yemanjá da Agremiação, neste 2 de fevereiro de 2024.
O festejo à Rainha das Águas completará 48 anos e reunirá uma imensidão de pessoas no emblemático Píer da Praça Mauá, no Centro do Rio.
Muito contente, o Ogan Célio Oliveira, presidente do Gandhi, falou para o blog sobre o trabalho e as conquistas recentes da Agremiação, sobre as comemorações à Yemanjá e sobre o carnaval.
“A Instituição está completando, em agosto desse ano, 73 anos e vinha passando por muitos problemas, como dívidas junto à Receita Federal. Eu assumi a presidência em 2020 e, durante a pandemia, nós conseguimos colocar em dia as finanças da Instituição, o que nos dá o direito de concorrer a editais e benefícios em emendas parlamentares. Em 2022, fomos agraciados com uma emenda parlamentar do saudoso Deputado David Miranda do PDT, que começará a ser executada agora, em fevereiro, e que nos favorecerá na elaboração de cursos e reformas na Instituição. Além dos cursos de danças e aulas de capoeira, nós também pretendemos realizar uma oficina de fantasias e montagem de Ṣẹ̀kẹ̀rẹ̀ (Xequerê - chocalho feito de cabaça).”
Ogan Célio Oliveira contou outra vitória alcançada em 2023, em que o Afoxé foi reconhecido pelo IPHAN como Ponto de Cultura da Pequena África. Desta forma, o Gandhi agora também faz parte do Comité Gestor da Pequena África.
E os planos do Ogan estão só começando!
“Pretendemos ainda reivindicar, junto ao poder público, uma reforma geral da nossa sede. Já temos um projeto assinado pela engenheira e arquiteta angolana, Cecília Marcos. Mas, mesmo sem a ajuda pública nós estamos fazendo pequenas reformas nas nossas dependências.
Neste ano, eles vão comemorar Yemanjá por meio da união da inovação com a tecnologia, com um palco na Praça Mauá, onde além das atrações, haverá a presença do Prefeito Eduardo Paes e de outras autoridades. O Ogan enfatiza a parceria com o Grupo Afro Agbara Dudu como um diferencial.
Em relação ao carnaval, Ogan Célio contou com grande alegria que o enredo ‘A Rainha do Mar Yemanjá’ está pronto para o desfile na ‘Pequena África’. Mas antes, como é tradição, todos comparecerão no sábado, dia 3 de fevereiro, para a lavagem da Sapucaí, junto com todas as baianas das Escolas de Samba e com a Mãe Edelzuita de Oxaguian.
Odò Ìyá!
Salve Yemanjá!
Axé!
Serviço:
Presente de Iemanjá – Afoxé Filhos de Gandhi
Sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024
Horário: de 6h às 20h, com início na sede e após cortejo e entrega do presente, término na Praça Mauá.
Afoxé Filhos de Gandhi (sede): Rua Camerino, 9 – Gamboa.
Programação:
6h30 - Início do Xirê (ritual para os orixás)
8h - Café da manhã gratuito
9h - Cortejo até a Praça Mauá
10h - Entrega dos presentes
11h - Falas de abertura
11h30 - Início das apresentações musicais
12h30 - Almoço gratuito
20h - Final das apresentações
Foto: cortejo de Yemanjá dos Filhos de Gandhi do Rio de Janeiro - divulgação
Commentaires