top of page
Buscar
  • Foto do escritorPaulo de Oxalá

Festival Tridente é Caminho exalta Pai Renato e Pai Jorge dos Ogans Odara


Pai Renato de Ọbalúwáiyé sempre foi solicito e presente nos principais fatos das religiões de matriz africana. Era incansável, um guerreiro que lutou até o último instante, e que nos deixou o grande exemplo da resistência.


Dentre tantas realizações, Pai Renato criou o festival, ‘O Tridente é o Caminho’, para homenagear o amigo Tranca Ruas das Almas e todas as Entidades que trabalham sob a força do Orixá Èṣù (Exu). Todos os anos, ele abria as portas do Ilé de Jàgún, para que os grandes compositores da nossa religião pudessem mostrar lindas cantigas.

Neste ano, mesmo sem a presença física de Pai Renato, seus amigos e filhos de santo se uniram na produção do célebre festival.


Pai Nando de Òṣàgiyán, filho espiritual e Bàbá Kékére (Pai Pequeno) do Terreiro, comenta emocionado:

É formidável ver o carinho de todos com Pai Renato. Sei que o legado dele jamais será esquecido. O festival é um momento de gratidão ao seu trabalho. Durante as apresentações faremos uma homenagem a ele Pai Renato, e também ao Pai Jorge de Ogum, dos Ogãs Odara, que já tinha confirmado sua presença, mais que também nos deixou no último dia 27 de agosto. Pai Jorge foi o ganhador do primeiro lugar, na primeira edição do festival com a cantiga para a Pombagira Rosa Negra, do Pai Osvaldo Mutalê.


O Presidente da Liciarj (Liga Independente dos Compositores e Intérpretes Afro-brasileiros do Rio de Janeiro), Saulo de Yemanjá, também exalta o legado de Pai Renato e a importância de Pai Jorge de Ogum.

Pai Renato era comunicativo e atuante. Tenho certeza que seu trabalho, será perpetuado, pois tinha zelo por tudo que fazia. Esse festival é um momento único, por isso vamos prestar também homenagem, ao nosso companheiro Jorge de Ogum, outro guerreiro que estava bem envolvido nesse reconhecimento ao Pai Renato. Pai Jorge era um ícone dos festivais, e uma grande referência para todos nós.


Compositores que participarão do festival:






Saulo de Yemanjá, Zé Carlos de Oxóssi, Tião Casemiro, Grupo de Curimba JPA, Mãe Manu de Oxum, Rômulo de Xangô, Helena de Oyá, Monique e Leandro, Chica de Oyá, Almir de Xangô, Edvander de Oliveira e Pai Braguinha.


Serviço: Festival Tridente é o Caminho, Tributo a Pai Renato de Ọbalúwáiyé. Domingo, 05 de setembro, às 14h. Rua Professor Gomes de Souza, 21, Taquara- Jacarepaguá/RJ.




24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp-icon.png
bottom of page